Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 38
38) Banda: THE FLUID
Disco: "Purplemetalflakemusic" (4º álbum, 1993)
Embora a banda THE FLUID seja mais conhecida pelo seu single conjunto com o NIRVANA na era da Sub Pop (1991), o filé mignon deles foi a sua oferta final, o álbum "Purplemetalflakemusic".
Os membros do grupo punk rock, FRANTIX, formaram a banda MADHOUSE no início dos anos 80 e eventualmente, mudaram o seu nome para THE FLUID.
As primeiras influências deste grupo de garage rock, vieram de bandas como o ROLLING STONES, THE STOOGES e do grupo belga, THE PEBBLES, sendo que os seus primeiros álbuns pelo selo de Seattle, Sub Pop, eram soltos e melódicos.
Porém, quando eles assinaram com a gravadora chamada Hollywood, de propriedade da Disney, eles começaram a compor músicas mais cruas e pesadas que ainda tinham o apelo agitado no estilo da banda THE STOOGES.
A canção "One Eye Out" é um pesado rock de praia, enquanto a música "She Don't Understand" tem uma linha vocal melódica que é combinada com o tipo de riff de guitarra que Kurt Cobain teria destroçado.
THE FLUID recusou o icônico Tony Visconti como produtor deste álbum, mas é seguro assumir que ele teria colocado um pouco de excesso no estilo de David Bowie em músicas já cativantes, como "Pill" e "On My Feet".
O disco não vendeu bem e a banda implodiu em 1994, fazendo com que o guitarrista James Clower, em entrevista à revista Spin, tenha dito que era um "final patético para uma grande banda de rock".
Anos depois, o vocalista John Robinson refletiu sobre o que tinha dado errado numa entrevista em 2008: “THE FLUID, para melhor e muitas vezes para pior, não aceitava nenhum conselho sobre certas questões, sabe? Nós éramos um grupo extremamente de cabeças duras e teimosos, mas na maior parte do tempo isso nos serviu muito bem”.
"On My Feet"
Confira também: