Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 31
31) Banda: TAD
Disco: "8-Way Santa" (2º álbum, 1991)
Com a sua volumosa estrutura física e barba desgrenhada, Thomas “Tad” Doyle (vocalista/guitarrista) parecia mais um motoqueiro (ou açougueiro, que foi o seu único emprego) do que um roqueiro independente.
Este 2º álbum da banda TAD combinou com a sua vibe, em canções como "Jinx" e "Trash Truck" que ocuparam espaço entre o rock independente e o heavy metal, impulsionados pelo rugido corpulento de Doyle, cantando em outras músicas: “Estou pensando / Sou filho de Deus / Estou bebendo / E estou dirigindo”.
Doyle chegou a falar numa entrevista: "Nós definitivamente éramos fascinados com o comportamento desviante, ou seja, a parte inferior da sociedade americana. Ficamos doentes e cansados de ouvir outra canção de amor, sabe? Nós queríamos chocar as pessoas e nos divertir fazendo isso”.
TAD excursionou com o NIRVANA quando a banda de Kurt Cobain lançou o álbum "Bleach" (1º disco, 1989), onde cada grupo claramente impactou um no outro.
As músicas "Delinquent" e "Pig Iron" (esta última ficou de fora desse disco do TAD), são irmãs de canções do NIRVANA, lembrando que este álbum do TAD e o próximo disco que o NIRVANA iria lançar, "Nevermind" (2º disco, 1991), foram produzidos por Butch Vig.
Um disco aparentemente sem medo de chocar qualquer um que escutasse, o álbum "8-Way Santa" continua sendo uma lembrança estimulante do grunge antes do sucesso comercial, mais como um rugido das florestas do noroeste que poucos na época ouviam.
"Jinx"
Confira também: