Pearl Jam: um poema na imortalidade...
Em 1994 o PEARL JAM lançava o seu arisco e degenerado 3º álbum de estúdio, o anticomercial “Vitalogy”.
E no livro que acompanha esse disco consta um poema que está escrito na página da canção “Immortality”. Esta é uma bela e uma das músicas mais cativantes que o PEARL JAM já gravou em estúdio, mais ainda por ser questionada até os dias de hoje pelos fãs se a letra desta canção faz ou não referências à morte do ex-frontman do NIRVANA, Kurt Cobain?
Questionado na época se a música “Immortality” era uma homenagem ao ícone grunge (o fim do NIRVANA se deu em Abril/1994, sendo que o álbum “Vitalogy” havia sido lançado no final daquele mesmo ano), o autor da letra e da música, Eddie Vedder (vocalista), negou e nega até hoje sobre essa comparação.
O incrível é que, lendo a tradução da letra escutando a música junto, embalado pelo vocal sensitivo e emocionante de Eddie junto com a sonoridade ora diminuta, ora crescente em uma dinâmica louvável da canção, a letra lembra muito sim sobre o fato ocorrido.
Então, segue o poema escrito pelo próprio Eddie que aparece logo no término da letra da música “Immortality”, com o áudio da canção logo na sequência:
Eu esperei o dia todo
Você esperou o dia todo...
Mas você foi embora antes do pôr do sol...
E eu só queria dizer a você
Que o momento estava lindo
Apenas queria dançar uma música ruim
Dirigir carros ruins...
Assistir TV ruim...
Deveria ter ficado para o pôr do sol...
Se não fosse por mim.