Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 40
40) Banda: MUDHONEY
Disco: "Every Good Boy Deserves Fudge" (2º álbum, 1991)
O álbum “Every Good Boy Deserves Fudge” é um dispositivo mnemônico para ajudar os estudantes de música a lembrar das linhas de partitura na clave de sol, mas esse título é a única coisa doce sobre o 2º disco do MUDHONEY.
Em entrevista para a revista Spin em 1991, o vocalista/guitarrista do MUDHONEY, Mark Arm, havia dito: “SOUNDGARDEN é bonito se compararmos, então, eles provavelmente estão vendendo mais discos do que nós e isso é uma coisa atraente para os grandes da indústria, mas assim que as pessoas virem as 'cirurgias plásticas' chegando em nosso meio, as coisas podem mudar”.
Independente disso, a banda comanda um ataque aural de 43 minutos que tem tanto a ver com o garage rock, quanto com o hardcore e punk rock. Este álbum apresenta influências da antiga banda de Mark Arm e do guitarrista do MUDHONEY, Steve Turner, que se chamava GREEN RIVER.
O single deste disco lançado no Reino Unido - a canção “Let it Slide” - combina riffs que reviram o estômago com slides de guitarra surf rock, enquanto que as figurinhas carimbadas dos shows, as músicas "Into The Drink” e “Good Enough”, possuem uma arrogância sinistra de surf music.
Para trazer as vibrações certas, o grupo até utiliza um órgão da marca Farfisa para a canção “Who You Drivin' Now”.
Agora, em 2018, o guitarrrista Steve Turner também disse em entrevista: "Eu acho que o disco 'Every Good Boy Deserves Fudge' foi uma redefinição do que éramos. Estávamos atirando para todos os lados na época, mas também desafiando o que as pessoas achavam quem nós éramos… Aparentemente, estávamos no pelotão de trás quando o grunge explodiu, mas num curto prazo de tempo, todos foram abraçados por aquela onda".
"Let it Slide"
Confira também: