Pearl Jam: a música "River Cross" é em homenagem a Chris Cornell?
PEARL JAM já tinha anunciado a track-list do vindouro álbum de estúdio, "Gigaton" (11º disco, a ser lançado em março de 2020), e uma das canções se chama “River Cross”.
Muitos fãs estão apontando na página Reddit do grupo e no quadro do Ten Club (site oficial do PEARL JAM), que esta música é a mesma que o vocalista Eddie Vedder apresentou em seu concerto solo no Ohana Festival, California, em setembro de 2017. Na ocasião, esta canção foi apresentada sob o nome “Share The Light”.
Na época, muitos fãs assumiram que a letra desta música era sobre a morte de Chris Cornell, que na época tinha falecido em maio de 2017.
Confira algumas postagens dos fãs:
“Alguém mais se pergunta se a música 'River Cross' é aquela mesma canção que Vedder tocou num órgão, em sua apresentação no Ohana Festival em 2017? Só pode ser... Isso me deixa muito empolgado".
“Também adorei essa música quando a ouvi pela 1ª vez no Ohana Festival em 2017. Só espero que ela não dê uma guinada e se pareça com a canção 'Future Days' (10º disco, 'Lightning Bolt', 2013), quando for apresentada no álbum 'Gigaton' com toda a banda tocando junto".
"Estive no show do PEARL JAM em 2018 na cidade de Praga, República Tcheca, e me pergunto se não era a mesma música que fizeram como introdução ao tocaram a canção 'Love Boat Captain' (7º disco, 'Riot Act', 2002). Precisaria procurar a letra novamente do que Vedder cantou e ver se alguma coisa combina”.
Sabemos que situações como esta já foram realizadas por Eddie Vedder em suas apresentações solo - antes do PEARL JAM ter lançado o respectivo álbum - como nas músicas "Speed of Sound" (9º disco, "Backspacer", 2009), "Sleeping By Myself" (10º disco, "Lightning Bolt", 2013) e "Future Days".
Confira a tradução da música "Share The Light" - com as letras cantadas por Vedder em 2017 - onde os fãs estão dizendo que se trata da canção "River Cross":
Eu sempre pensei em atravessar o rio / O outro lado parece distante agora
Quando cheguei perto, se alargou e criou correntezas / O horizonte agora está desaparecendo
Oh, vagando na ressaca / Não consigo ver um local em terra seca
E depois de pensamentos sobre segurança / Quando na verdade, nada tenho
Eu costumava contar o tempo pela minha sombra / Mas até as nuvens de trovoada subiram ao palco
Os dias terminarão como os raios de luz / Outra leitura da mesma página
Bem acordado através desta noite mais profunda / Ainda esperando no sol
Enquanto as horas parecem se multiplicar / Encontre uma estrela e um soldado nelas
Só então sob a pata do leão / Sabendo que nada pode ser domado
Não me segure
Não me segure
Não me segure
Não nos segure
Não me segure
Compartilhe a luz, não nos segure
Confira a track-list do álbum "Gigaton":
1. Who Ever Said
2. Superblood Wolfmoon
3. Dance of The Clairvoyants
4. Quick Escape
5. Alright
6. Seven O'Clock
7. Never Destination
8. Take The Long Way
9. Buckle Up
10. Come Then Goes
11. Retrograde
12. River Cross