top of page

Pearl Jam: único luthier da banda há mais de 30 anos, falece e grupo presta homenagem

by Brunelson

Pearl Jam

PEARL JAM perdeu um amigo e colega de trabalho, Mike Lull, que trabalhou com a banda em seus instrumentos desde a década de 80. Lull faleceu inesperadamente em 12 de fevereiro de 2020 e também foi o fundador da Mike Lull Custom Guitars.


Jeff Ament, baixista do PEARL JAM, postou no site oficial do grupo: “Mike Lull construiu o meu primeiro baixo em 1988, em 'segundos' ele fez um modelo Warmoth fretless de um monte de sucatas, que se transformou no melhor baixo que eu já possuía até então. Desde então, colaboramos em mais de 30 instrumentos, todos feitos com o seu toque bonito e meticuloso. Não sei dizer a sorte que todos nós músicos de Seattle tivemos, não apenas o melhor luthier, mas também ter um dos melhores humanos do planeta em nosso quintal. Enviando amor para a sua esposa, Julie, e sua família. Obrigado, Mike".


O guitarrista do PEARL JAM, Stone Gossard, acrescentou: “Obrigado, Mike Lull, por todo o amor e atenção que você dedicou à nossa banda e aos nossos instrumentos nos últimos 30 anos. Obrigado por sua gentileza, experiência, sua dedicação e amor. Nós fomos mimados pelos seus talentos e humanidade. A gravidade da sua passagem só se tornará mais evidente ao longo do tempo. Todos sentiremos a sua falta, mas os nossos corações realmente doem por sua esposa e filhos, que sentirão falta do marido, pai e de todas as pequenas coisas. As nossas mais profundas condolências a Julie, Harrison, Spencer, Preston e Cameron”.


George Webb, gerente de equipamentos e técnico de baixos do PEARL JAM, escreveu um longo e belo texto: “O melhor amigo de um guitarrista é um bom luthier. Mãos, cordas e instrumentos - é aí que toda a magia musical começa. Um bom luthier pode criar ou quebrar um instrumento e a capacidade de um artista de se expressar completamente com ele. O luthier da área de Seattle, Mike Lull, não era apenas um bom luthier, ele era um verdadeiro mestre. Como músico de longa data (baixista), ele viveu e apreciou essa conexão única entre músico e instrumento. Desde meados dos anos 70, quando ele começou a fazer reparos aqui no Pacífico, as contribuições de Mike para a comunidade musical eram enormes e não havia uma estrela do rock ou um hobby, que não se beneficiasse de sua paixão pela música e habilidade insuperável com instrumentos de cordas".


"Nos últimos 30 anos, Mike Lull tem sido o único luthier do PEARL JAM. Lull, junto com a sua equipe - Tom, John, Garret e Paul - realizaram o trabalho pesado de fazerem as nossas guitarras, baixos e ukuleles tocarem muito bem e nos construir alguns instrumentos fantásticos. Seja moderna ou vintage, acústica ou elétrica, uma guitarra colada e aparafusada após um dos famosos sucessos do guitarrista Mike McCready no palco, um projeto personalizado nunca feito antes ou uma linha de baixos de Jeff Ament , Mike Lull poderia fazer - e fez tudo por nós".


"PEARL JAM continuará o nosso longo e confiável relacionamento com a Mike Lull Custom Guitars, mas não se pode exagerar o quanto sentiremos falta do nosso amigo, seu imenso conhecimento e habilidade, as onipresentes calças de moletom, o som inconfundível de sua voz gritando quando passávamos pela porta da sua loja, a sua risada jovial e a verdadeira emoção que ele sentia por ser o luthier do PEARL JAM por todos esses anos e ouvir as nossas histórias da estrada".


"Em nome de toda a banda e principalmente da equipe PEARL JAM, não posso agradecer o suficiente, Mike Lull, por toda a sua orientação, compartilhamento de sua experiência, sempre estando presente para nós dia e noite, e livrando as nossas 'bundas' de problemas tantas vezes!"


"O seu espírito será sentido para sempre quando as mãos encontrarem as cordas em nossos instrumentos. Muito amor e respeito, irmão. Tivemos a sorte de ter trabalhado com você".

Mais Recentes
Destaques
bottom of page