Alice in Chains: guitarrista relembra sobre a criação e impacto da música "Rooster"
Jerry Cantrell, guitarrista do ALICE IN CHAINS, foi recentemente entrevistado para o programa Gibson Icons e relembrou da famosa história que envolve a criação e as letras da canção "Rooster" (3º trabalho de estúdio, "Dirt", 1992).
Esta clássica música foi composta na casa de Chris Cornell e fala sobre o pai de Cantrell, veterano da guerra do Vietnã (foto). "Rooster" significa "galo" e era o apelido de infância do pai de Cantrell (dado pelo seu bisavô) por causa de sua atitude meio "arrogante" quando garoto e pela maneira como os seus cabelos ficavam armados.
Seguem alguns trechos:
"Me lembro de ter ficado acordado a noite toda, compondo e escrevendo essa música".
"Eu estava morando uma época na casa de Chris Cornell e ele tinha um pequeno quarto de hóspedes, tipo, um pequeno quarto que só tinha espaço para uma cama pequena".
"Fiquei acordado a noite toda, não sei, posso até ter tomado ácido LSD ou o que quer que seja, não tenho certeza, mas lembro de ficar acordado a noite toda e criando essa música. Na hora eu sabia que estava pensando em algo realmente legal".
"Eu queria algo meio sombrio e aguado, tipo Jimi Hendrix, sabe?"
"Eu estava pensando no meu pai... Os meus pais se divorciaram quando eu era bem jovem, então, o meu pai não fez grande parte da minha adolescência, mas ele era um cara durão e brabo. Ele era sargento do exército e já fazia algum tempo que eu não via ele".
"Então, quando a minha mãe faleceu, ele era único para mim e quando eu me tornei adulto, comecei a perceber que não podia mais ficar bravo com ele por algumas merdas de criança, sabe? Todo garoto fica bravo com o seu pai por alguma coisa, certo?"
"Comecei a pensar em me colocar no lugar dele e no que ele havia passado em sua vida, tipo, a sua experiência na guerra do Vietnã, de onde ele veio e coisas com as quais ele tinha que lidar e comecei a me perguntar: 'Será que eu teria feito melhor? Eu poderia ter feito melhor?'"
"E eu não podia dizer que sim, então, essa foi a primeira coisa em mim, meio que me colocando no lugar do meu pai, tentando tirar a culpa dele, tentando fazer as pazes com ele e ter um relacionamento com o meu pai novamente".
"Essa foi uma música legal por várias razões. Pessoalmente, começamos a nos tornar mais amigos e ao longo dos anos nos aproximamos cada vez mais".
"Construímos um rancho juntos há cerca de 20 anos e ele ainda vive e administra-o em Oklahoma. Esta música significa muito para mim, particularmente em servir os membros da sua família".
"Fico feliz que esta canção tenha tido o impacto que teve, porque não tive a intenção de cria-la para os outros. A criei para ser uma espécie de caminho até o meu pai, para termos um relacionamento melhor e que funcionou".
Recentemente, o site rockinthehead havia feito uma resenha sobre a música "Rooster". Confira:
Segue o videoclipe da canção "Rooster":