Billy Corgan: frontman do Smashing Pumpkins nomeia os seus 10 álbuns favoritos de metal
SMASHING PUMPKINS com certeza não é a primeira banda que você pensa quando lembra do heavy metal, mas a verdade é que Billy Corgan, o enigmático líder da banda, comentou em várias ocasiões sobre o seu amor por grupos como SLAYER, BLACK SABBATH e LED ZEPPELIN como influências chave no som que define a geração de cada banda.
Quando tinha sido entrevistado pelo site Artist Direct no começo do século, Corgan até destacou que o seu conhecimento era um pouco mais profundo do que apenas as principais atrações do gênero: "O heavy metal é obviamente muito mais mainstream do que costumava ser", sugere ele.
“Na maior parte, a nossa musicalidade é realmente adotada pelo heavy metal e muitos de nós 'roubamos' vigorosamente essa musicalidade. É claro, todos sabemos da influência do RADIOHEAD, mas não podemos deixar de mencionar a banda MERCYFUL FATE, que foi um grupo que realmente assustou as pessoas com o álbum 'Melissa' (1983)".
No entanto, Corgan oferece alguns candidatos mais óbvios como inspiração para a sua banda, citando o BLACK SABBATH como guia na sua criação musical. "Se você pensa no SMASHING PUMPKINS por excelência, esse é o som e eu não me importo com isso. Compreendi as coisas direto do BLACK SABBATH".
Mas foi na entrevista realizada em 2010 para o site Music Radar, que Corgan tinha nomeado os seus 10 melhores álbuns de metal de todos os tempos.
O vocalista fez questão de observar alguns dos nomes mais ilustres da cena e oferecer alguns detalhes ao longo do caminho. Por exemplo, essa troca saudável com um dos senhores do metal, a banda PANTERA. Corgan havia dito: "Tive o privilégio de ver o show do PANTERA três vezes, sendo que num deles eu fiquei como um fã nerd nos bastidores".
Corgan também selecionou um álbum influente, mas provavelmente não estritamente heavy metal, o disco "Fun House" do THE STOOGES, dizendo: “Isso colocou o punk no metal ou o contrário, não sei... Com certeza é um álbum essencial”.
Ele também selecionou o disco "Physical Graffiti" do LED ZEPPELIN, acrescentando: "É difícil chamar o LED ZEPPELIN de metal, mas eles criaram bases diferentes que ainda estão sendo usadas na 'terra dos riffs' do metal. Eu amo esse álbum porque é muito sombrio".
Parece que Corgan tem muitas opiniões sobre o metal, onde ele até admitiu que, a certa altura, ele não achava que o SLAYER fosse se superar depois do lançamento do clássico álbum "Reign in Blood", dizendo: "Eu pensei que o SLAYER nunca poderia superar o disco 'Reign in Blood' e estava errado, completamente errado".
Com um ouvido atento de um dos ícones do rock alternativo, com certeza a seleção de Corgan é uma lista perfeita de bandas pioneiras ao extremo do metal.
Confira os 10 álbuns de metal favoritos de Billy Corgan:
"Fun House" (1969) – THE STOOGES
"Physical Graffiti" (1975) – LED ZEPPELIN
"Restless and Wild" (1982) – ACCEPT
"God Hates us All" (2001) – SLAYER
"On Stage" (1977) – RAINBOW
"Far Beyond Driven" (1994) – PANTERA
"Unleashed in The East" (1979) – JUDAS PRIEST
"Melissa" (1983) – MERCYFUL FATE
"Master of Puppets" (1986) – METALLICA
"Sabbath Bloody Sabbath" (1973) – BLACK SABBATH