Grunge: Top 50 melhores álbuns pela Revista Rolling Stone - nº 21
21) Artista: Jerry Cantrell
Disco: "Degradation Trip" (2º álbum, 2002)
Gravado num momento em que Jerry Cantrell, guitarrista e o principal compositor desde sempre do ALICE IN CHAINS - em suas palavras - estava “realmente fodido” com drogas e poucos meses após a morte do vocalista original do ALICE IN CHAINS, Layne Staley, este disco solo de Cantrell, "Degradation Trip", é um vislumbre assustador do lugar mais profundo que ele chegou.
Ele abre com um tom de guitarra devastador, destruidor e ao som de gemidos na canção “Psychotic Break”, enquanto ele canta harmonias de ranger os dentes: “Pensando sobre os meus amigos mortos / Cujas vozes soaram”.
"Eu sempre fui atraído pela música que conta a história mais triste, profunda e verdadeira, que às vezes pode ser muito sombria", disse Cantrell quando este álbum foi lançado. "Eu desenho do que vejo e do que experimento, e só sei como fazer isso de uma forma".
Cantrell gravou este álbum com o baixista de Ozzy Osbourne na época (hoje do METALLICA), Robert Trujillo, e com o baterista Mike Bordin (do FAITH NO MORE), se enchendo de alusões a drogas nas letras - basta olhar para a capa do disco - com riffs rachados e maldosos.
O álbum ainda apresenta canções de destaque como a escorregadia "Bargain Basement Howard Hughes", a esmagadora música "Hellbound" e até mesmo uma das mais melódicas, a canção "She Was My Girl", que são todas um grande contraste da visão de Cantrell fora do ALICE IN CHAINS.
É um álbum com uma viagem pesada que não é fácil de derruba-lo.
"Psychotic Break"
Confira também: