top of page
by Brunelson
O guitarrista do RUSH, Alex Lifeson, possui a habilidade única de absorver todas as suas influências e sintetizá-las em seu próprio estilo.
Fossem as corridas hard rock do guitarrista Jimmy Page (LED ZEPPELIN) ou os poderosos acordes do guitarrista Pete Townshend (THE WHO), Lifeson sabia como canalizar os seus heróis sem copiá-los e foi assim que o RUSH conseguiu o seu som singular - comece com inspiração e siga em sua própria direção.
Como todos os fãs de rock que cresceram na década de 60, Lifeson ficou encantado com a teatralidade e o estilo pesado de distorção que era ironicamente só de Hendrix. Ele foi nada menos que uma revelação na história da música e Lifeson apreciou os momentos mais gratificantes que Hendrix trouxe ao seu catálogo.
“Essa é uma das músicas e arranjos mais bonitos já gravados”, disse Lifeson sobre o cover de Bob Dylan imortalizado na leitura de Jimi Hendrix, "All Along The Watchtower". “Hendrix pegou uma música folclórica de Bob Dylan e a transformou em uma sinfonia. A guitarra nesta canção possui uma compressão muito bonita”.
“E ainda assim a guitarra não lhe dá um tapa na cara, mas acaricia você”, acrescentou Lifeson. “Essa música agarra o seu coração e vai embora com ele, e soa diferente de tudo que alguém já fez. Essa foi a magia de Jimi Hendrix, sabe? Mesmo que você copiasse o que ele gravou e tentasse tocar como ele, nunca poderia ser o mesmo”.
Esta sensação de usar a música como um guia em vez de uma fonte direta, é o que preparou Lifeson para assumir o controle do seu próprio estilo de tocar guitarra.
A princípio, não parece haver nenhum traço do estilo de Hendrix na forma de tocar de Lifeson, mas se você mergulhar fundo no lado mais blues da guitarra de Lifeson, especialmente nas canções do RUSH como "Working Man" e "In The Mood", você é capaz de encontrar tons de Jimi Hendrix brilhando na sua escrita.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments