Alice in Chains: guia para iniciantes; 06 músicas definitivas da banda
Se alguém fosse ouvir o ALICE IN CHAINS em seu famoso local de ensaio por volta de 1985/86, chamado Music Bank, seria difícil prever que se tornaria num dos pioneiros da música grunge, com o seu som na época sendo influenciado por bandas como VAN HALEN e outros afins - um contraste significativo do rock alternativo que iria surgir.
No momento em que o ALICE IN CHAINS lançou o seu álbum de estreia em 1990, "Facelift", eles desenvolveram o seu som de forma mais pesada.
Nesta época, o atormentado vocalista com a voz de um anjo, Layne Staley, disse que eles eram apenas uma banda de “blues mais pesado”. Os principais compositores do grupo sempre foram Staley (com algumas letras) e o guitarrista Jerry Cantrell (músicas e maioria das letras), o qual também apareceu fazendo belos duetos vocais com Staley.
ALICE IN CHAINS foi abençoado com a capacidade primitiva de escrever canções incrivelmente cativantes com refrões elevados. Eles se encaixam em algum lugar entre o heavy metal e o hard rock, contendo os melhores elementos de ambos os gêneros.
Em 1991, ALICE IN CHAINS embarcou na turnê Clash of The Titans, durante a qual eles abriram para os co-headliners, ANTHRAX, SLAYER e MEGADETH. Embora o ALICE IN CHAINS fosse certamente uma banda com um som pesado, eles não eram os rebatedores de peso e fama como essas outras bandas.
Sobre o assunto, Cantrell relembrou o tempo que passaram nessa turnê: “Não foi fácil, mas foi divertido. Os caras das bandas deram muito apoio a nós e passamos muitas noites nos apresentando com objetos estranhos voando em nossas cabeças e às vezes o negócio ficava muito brutal, mas não parávamos de tocar... Nós jogávamos as coisas de volta para a plateia e ganhamos muito respeito porque não fraquejamos”.
O álbum "Facelift" se espalhou como um incêndio: eles venderam mais de 40 mil cópias nas primeiras 06 semanas de lançamento e alcançou o nº 42 no ranking da Billboard. Eles se estabeleceram com sucesso como os precursores do grunge, sendo que só depois o PEARL JAM, SOUNDGARDEN e o NIRVANA iriam ter os seus momentos no mainstream.
Parecia que a paisagem musical e cultural da música grunge estava madura e pronta para todas essas bandas que simbioticamente alimentavam umas às outras dentro da cena de Seattle, enquanto desenvolviam as suas próprias versões únicas do grunge ao mesmo tempo. Se uma banda precisasse de dinheiro ou de uma van para uma turnê, outra banda ajudaria.
A cena de Seattle era muito favorável e existia como a meca cultural dos desajustados que rejeitavam as expectativas da sociedade. Não era completamente diferente da cena punk dos anos 70, que inspirou (junto com o heavy metal) muito dessas bandas grunge. Com a mistura dessas duas ramificações do rock 'n' roll, veio o grunge: roupas desleixadas, cabelos desarrumados, guitarras barulhentas e ao contrário da música punk, os músicos do grunge eram mais aptos tecnicamente falando.
ALICE IN CHAINS também fazia parte dessa turma, que foi capaz de sobreviver à morte do seu vocalista original, Layne Staley. O carismático vocalista - e na medíocre opinião do autor dessa matéria, o timbre de vocal mais louco de escutar das bandas grunge - faleceu devido a uma overdose de heroína e cocaína em 2002.
O restante da banda decidiu continuar, sendo que tudo o que eles precisavam era de outro vocalista para substituir Staley. Eles recrutaram oficialmente William Duvall em 2006 e imprevisivelmente, eles lançariam mais 03 ótimos álbuns de estúdio até o momento: "Black Gives Way to Blue" (6º trabalho de estúdio, 2009), "The Devil Put Dinosaurs Here" (7º trabalho de estúdio, 2013) e "Rainier Fog" (8º trabalho de estúdio, 2018).
Ao desenvolvermos uma lista das 06 canções definitivas do ALICE IN CHAINS para iniciantes - novamente, sempre que postamos uma matéria com esse título, não quer dizer que sejam as melhores canções, mas as que procuram mostrar todo o leque de musicalidade e diversidade do grupo - levamos esses últimos álbuns da nova etapa do ALICE IN CHANS em igual consideração.
Mas se tratando do ALICE IN CHAINS, uma lista das melhores músicas teria com certeza todas as canções que separamos abaixo.
Em ordem cronológica, confira o guia para iniciantes que preparamos para você com 06 músicas definitivas do ALICE IN CHAINS.
Comments