Alice in Chains: quem realmente ensinou as harmonias vocais entre Layne Staley e Jerry Cantrell?
by Brunelson
19 de abr. de 2021
O engenheiro de som que trabalhou no álbum de estreia do PEARL JAM, "Ten" (1991), Dave Hillis, havia sido entrevistado pelo podcast Cobras & Fire e falou mais sobre o trabalho realizado nesse icônico disco.
Além deste assunto, ele falou sobre o produtor do álbum "Ten", Rick Parashar, que também produziu o 2º trabalho de estúdio do ALICE IN CHAINS, o EP "Sap" (1992), onde Hillis disse como o produtor ensinou Layne Staley (vocalista) e Jerry Cantrell (guitarrista) sobre harmonização vocal entre os dois membros do ALICE IN CHAINS.
Seguem alguns trechos dessa entrevista:
Jornalista: O produtor Rick Parashar morreu tragicamente jovem aos 50 anos de idade... Alguma lembrança dele que você gostaria de compartilhar?
Dave Hillis: Com certeza, ele era único com uma personalidade única, principalmente entre os músicos de rock. Ele foi treinado classicamente e tudo mais.
Hillis: Ele não queria fazer ninguém realmente gostar dele, pois ele diria que o seu trabalho é fazer um grande álbum para você. Ele dizia abertamente às bandas: "Não estou aqui para ser seu amigo", e esse tipo de coisa.
Hillis: Eu me lembro dele e do guitarrista do PEARL JAM, Stone Gossard, onde ambos entravam em "calorosas" conversas sobre a produção do disco "Ten" e às vezes tirávamos Stone da sala de estúdio para que os dois pudessem conversar em particular. Às vezes os dois não chegavam num consenso e Stone lhe dizia: "Apenas aja como se você fosse eu", de um jeito meio sarcástico, mas meio verdade também...
Hillis: E é claro que eles conseguiram... Parashar tinha o seu jeito e ele realmente não mudou por ninguém. Ele era muito meticuloso, perfeccionista e também um músico incrivelmente talentoso.
Hillis: Todas as bandas que trabalharam com ele, Parashar incluía as suas partes de piano em algumas músicas e realmente era preocupado em ensinar a todos, de Layne Staley e Jerry Cantrell de como realmente entregar os seus vocais em dueto e fazer as harmonias.
Hillis: Muitas pessoas não sabem ou se esqueceram, mas Parashar escreveu junto com Staley e Cantrell ao piano as suas harmonias vocais. Todas aquelas grandes harmonias que conhecemos do ALICE IN CHAINS, vieram de Rick Parashar, todas elas com ele sentado ao piano.
Hillis: Ele era muito profissional e não deixaria passar nada. Ele iria se certificar de que aquela música era a melhor que poderia ser, então, era impressionante trabalhar com ele e toda hora no estúdio eu precisava acessar a minha "caixa de ferramentas" para acompanhar o seu trabalho, o tempo todo...
Commentaires