top of page
by Brunelson
O álbum foi uma lufada de ar fresco, um híbrido da cena hip-hop/rap underground e do movimento punk rock de New York, com o BEASTIE BOYS canalizando uma atitude inédita e fazendo germinar o estilo rapcore.
Esse álbum é uma das melhores ofertas de estreia de todos os tempos.
Gerou canções esplêndidas como "Rhymin & Stealin", "She's Crafty" e "No Sleep Til Brooklyn", mas controversamente, seria a música mais tocada do álbum e que fez o grupo ficar conhecido no mundo inteiro que eles teriam menos orgulho após o sucesso.
Então, quando eles lançaram a visceral canção "Fight For Your Right", a maioria das pessoas interpretou a música pelo valor de direitos legais - e não pelo término do refrão onde eles complementam o título cantando "to party" (para irritação de Mike D, MCA e Ad-Rock).
A música estabeleceu o grupo como estrelas e o aspecto inovador dela pode ter prendido muitos grupos em seu alcance (um abraço para todas as bandas que misturaram rock com rap). No entanto, BEASTIE BOYS sabia disso e de alguma forma resistiu cair na armadilha de ser um grupo de piadistas, embora conseguissem manter o seu humor, eles não iriam deixar que 01 música somente pudesse defini-los.
A canção "Fight For Your Right" é uma paródia da cultura de fraternidade da época. Em vez de ser tratada com o efeito desejado, a música se tornou um hino celebrando exatamente aquilo do que eles estavam realmente zombando. Por ser o primeiro single de sucesso, isso significa que foi a primeira introdução de muitas pessoas no mundo do BEASTIE BOYS e o público presumiu que eles representavam tudo o que detestavam.
“Era verão de 1986 e compomos essa música em 05 minutos”, lembrou Mike D, baterista/vocalista, numa entrevista em 1987. “Estávamos no Palladium com o produtor Rick Rubin, bebendo vodka com suco de uva e a canção 'Fight For Your Right' foi escrita em guardanapos em cima daquelas mesas rendadas de merda. Lembro que fizemos questão de algo, como: ‘Olha, temos que resolver esta merda’, e nos sentamos numa mesa realmente determinados a realizar algo”.
Embora Mike D tenha boas lembranças da criação da música, já como as pessoas a interpretaram é uma história totalmente diferente: “A única coisa que me chateia é que podemos ter reforçado certos valores de algumas pessoas em nosso público, quando nossos próprios valores eram na verdade totalmente diferentes”, lamentou. “Havia toneladas de pessoas cantando junto nos shows a frase 'fight for your right', que para elas estava alheio ao fato de que era para lutar pelos seus direitos legais, o que virou uma besteira total”.
Felizmente, BEASTIE BOYS não se deixou encurralar em um nicho que estava propriamente criando...
Embora o público resistisse a ideia de levar a banda à sério, BEASTIE BOYS sempre manteve aquela integridade artística que se encaixava neste mesmo público mainstream e que poderia facilmente ter trocado os seus ideais por ganhos financeiros de curto prazo - mas esse nunca foi o estilo do BEASTIE BOYS.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments