top of page
by Brunelson

Beastie Boys: quando causaram uma estranha onda de vandalismo nos EUA e Reino Unido


De muitas maneiras, a roupagem sonora dos nativos de New York, a banda BEASTIE BOYS, ajudou a trazer a cultura adiante desde o lançamento do seu álbum de estreia em 1986, "Licensed to I'll", que foi o disco de rap que mais vendeu cópias na década de 80, de ter sido o 1º álbum de rap na história a alcançar o 1º lugar no ranking da Billboard e já começando a pintar a mescla do rap com o rock, a qual influenciaria inúmeras bandas do gênero rapcore.


E outra marca significativa, é que o BEASTIE BOYS é o grupo de rap na história que mais vendeu cópias de discos desde que a Billboard começou a registrar as vendas em 1991.

Porém, tragicamente o trio se desfez em 2012 após a morte de Adam Yauch, mais conhecido como MCA (vocalista/baixista).


E dada a proeminência da banda, muitos destaques aparecem em sua história.



Um dos mais intrigantes é o momento em que Mike D (vocalista/baterista) aparentemente inspirou uma onda de vandalismo. Na primavera e no verão de 1987, os proprietários de carros nos EUA e no Reino Unido experimentaram uma estranha maravilha.


Muitos proprietários de carros da Volkswagen relataram aos milhares que os seus veículos estavam sem o emblema da marca do carro que fica na frente do mesmo. Ao retornarem aos seus veículos pela manhã para irem ao trabalho ou após a saída dos seus trabalhos, os motoristas encontravam um espaço vazio na grade frontal dos seus carros onde deveria estar o símbolo da Volkswagen (VW).

Após um curto período de pesquisa, as pessoas rapidamente encontraram as respostas.

Eram os adolescentes e jovens que estavam roubando os emblemas da VW. Por que? Nessa época, Mike D ostentava um visual que logo se tornaria icônico e ficou famoso pelo videoclipe do hit mundial que foi a música "Fight For Your Right" (1º disco), no qual ele está usando a sua vestimenta típica de um rapper dos anos 80 com uma grossa corrente pendurada no pescoço conectado a um emblema da VW (foto).


Ironicamente, essa estética pretendia parodiar outros rappers, mas o visual explodiu de qualquer maneira.

De 1ª instância, os fãs que aderiram à tendência podiam comprar o emblema da VW da maioria dos revendedores locais por cerca de U$ 4,00 dólares, mas como a demanda aumentou exponencialmente, a oferta não conseguiu acompanhar a demanda e resultou nessa onda de vandalismo.

No Reino Unido, a situação chegou ao ponto de ebulição quando o BEASTIE BOYS e o RUN-DMC fizeram uma turnê juntos em maio de 1987, com Mike D ainda exibindo o visual. Ao longo daquele mês e de junho, os furtos viraram uma “epidemia”.


Em junho de 1987, o canal britânico da BBC informou que em maio as vendas do emblema da VW dispararam 130%, com mais de 6.500 unidades vendidas principalmente para jovens que queriam o emblema como acessório de moda, assim como fizera Mike D.

Após o término dessa turnê no Reino Unido, a Volkswagen declarou que, por dia, cerca de 250 clientes/motoristas solicitavam emblemas de substituição da VW, mas a história não acabou aí. Como o lote de emblemas da VW estava ficando escasso com tantas vendas, os fãs voltaram a sua atenção para os emblemas de fabricantes um pouco mais sofisticados, como da BMW e Mercedes.

Notoriamente, a VW aproveitou a onda de vandalismo inspirada pelo BEASTIE BOYS e na época lançaram uma campanha publicitária com o título: “Rótulos de estilistas sempre são roubados”. Eles também anunciaram que para os motoristas que tiveram os seus emblemas da VW roubados, os mesmos receberiam novos emblemas de forma gratuita.

“Nunca diga que somos avessos a cultos juvenis”, concluía o anúncio da VW. “Afinal de contas, quem trouxe os Fuscas para você?”



"Fight For Your Right"


Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page