top of page

Billy Corgan: "Pearl Jam quase foi chutado fora da turnê com o Red Hot Chili Peppers em 1991", disse o frontman do Smashing Pumpkins

by Brunelson

O frontman do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, está estreando seu podcast chamado The Magnificent Others, e agora ele entrevistou o guitarrista do RAGE AGAINST THE MACHINE, AUDIOSLAVE e PROPHETS OF RAGE, Tom Morello.





Antes, para contextualizar, no final de 1991 o RED HOT CHILI PEPPERS estava liderando uma turnê americana em divulgação ao clássico álbum, "Blood Sugar Sex Magik" (5º disco, 1991), onde o grupo já estava alcançando a estratosfera comercial com as músicas "Give it Away" e "Under The Bridge". 


E para abrir os shows dessa turnê que daria grande destaque a bandas jovens em início de carreira profissional, eles resolveram chamar uma tropa do grunge, um novo gênero no rock'n roll e termo que estava fervendo e em constante ebulição em 1991. Seu ninho era em Seattle e região, que de uma paulada só nos agraciou a vida com mais cores, sentimentos e alegria através da música com bandas como NIRVANA, PEARL JAM, ALICE IN CHAINS, SOUNDGARDEN, SCREAMING TREES, MUDHONEY, MELVINS, TAD, SKIN YARD e tantas outras bandas antecessores. 


E fora de Seattle tínhamos vários outros grupos surgindo com uma certa roupagem grunge como SMASHING PUMPKINS e STONE TEMPLE PILOTS, como por exemplo.


Foi uma febre e último pico de mudança cultural, moda e atitude que surgiu na história do rock'n roll, movimento que governaria as ordens e coisas a ser no dia a dia de qualquer cidadão e de qualquer classe social. Respingou no planeta inteiro através das rádios, MTV e revistas, e quem viveu aquela época sabe do que estamos falando...


Os grupos chamados para acompanhar o RED HOT CHILI PEPPERS naquela turnê em 1991 foram o NIRVANA e SMASHING PUMPKINS, sendo que depois o NIRVANA cederia sua vaga ao PEARL JAM, porque o álbum "Nevermind" do NIRVANA estava se tornando gigante por própria natureza e os compromissos da banda começaram a aumentar.


Voltando à atualidade, Corgan revelou em seu podcast que o PEARL JAM quase foi "chutado fora" dessa turnê com o RED HOT CHILI PEPPERS em 1991, por causa de quão diferente o mercado musical era há 30 anos atrás: “Estávamos na turnê do RED HOT CHILI PEPPERS. Era com o PEARL JAM e SMASHING PUMPKINS abrindo os shows e fizemos cerca de 40 shows naquela turnê. Me lembro que durante a turnê foi quando o hit single do RED HOT CHILI PEPPERS, a música ‘Under The Bridge’, decolou, e aquele disco deles simplesmente estourou como louco. E naquele momento, o PEARL JAM tinha, eu acho, somente 01 canção lançada como single, que era ‘Alive’ ou algo assim”.


Corgan continuou: “E eu lembro de ir a um dos shows deles, tipo, era mais ou menos na metade da turnê e nós estávamos saindo com eles todos os dias, assim como você faz em turnês com outras bandas. E naquela noite, tipo, todos os caras do PEARL JAM estavam com suas expressões como se alguém tivesse morrido. E eu disse a eles: ‘O que há de errado com vocês?’ Porque eles geralmente são um grupo bem otimista, sabe?”


“E eles me responderam: ‘Eles (organizadores) vão retirar nosso apoio à turnê’. E eu fiquei, tipo: ‘Mas vocês estão nessa turnê enorme...’ Eles me disseram: ‘Se este single não decolar, eles vão retirar nosso apoio à turnê’. Sabe, é isso que as pessoas não entendem sobre a maneira como esse negócio funcionava naquela época. Se essa música do PEARL JAM não tivesse decolado…”


O álbum de estreia do PEARL JAM, “Ten” (1991), que teve a canção “Alive” como single principal, venderia 13 milhões de cópias somente nos EUA e está na lista seleta dos discos que mais venderam cópias na história.

Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page