top of page

Billy Corgan: reagindo às narrativas da imprensa sobre Cobain e Vedder nos anos 90

by Brunelson

O vocalista/guitarrista do SMASHING PUMPKINS, Billy Corgan, foi entrevistado pela revista Q e falou sobre a mídia criando narrativas falsas sobre ícones do grunge, como Kurt Cobain e Eddie Vedder.

Corgan disse: "Ok, vamos dar um salto rápido, digamos Kurt Cobain e Eddie Vedder, ambos pessoas incrivelmente talentosas e muito jovens. Provavelmente antes de saberem quem realmente eram, eles receberam um certo papel no mundo".

"Eles são pessoas inteligentes, eles descobrem a função que lhes foi atribuída e lutam ou concordam com ela, mas não é realmente certo quem eles são como pessoas 24 horas por dia, ok? É muita narrativa para a imprensa ou é promovido por uma gravadora porque é bom para vendas de discos e esse é um mundo que está desmoronando, desmoronando muito rapidamente".

"Essa é a vergonha, especialmente para a geração X (anos 90), particularmente uma geração que foi a primeira geração a entrar na era da internet, com salas de bate-papo em 1995 e coisas assim. Não sabíamos no que estávamos entrando. Entramos na lente de uma nova expectativa".

"Os pensamentos íntimos das pessoas ficam descontrolados quando tudo o que você era, é uma criança em um porão com um sonho e simplesmente dizia: ‘Puxa, espero poder tocar no Saturday Night Live um dia’ ou algo parecido. Fica muito mais complicado e o que estou tentando dizer em tantas palavras é: fica complicado por razões que estão além de você".

"Se você realmente pensar sobre isso, as coisas que enganaram a geração X, Kurt, Eddie, eu, Courtney Love, quem quer que seja da nossa geração, realmente não teve nada a ver conosco. Era a narrativa de outra pessoa, era a narrativa de alguma outra geração sobre o que foi sucesso ou realização para ela. E o que é engraçado é que tudo caiu e o que restou? A música".

"Essa é a parte engraçada e o mesmo motivo pelo qual as pessoas se envolvem em primeiro lugar, é o motivo pelo qual as pessoas ainda estão ouvindo: é apenas a música”.

Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page