Num período notavelmente curto, o nome de Hendrix tornou-se onipresente na capital inglesa - antes de ser conhecido nos EUA - impulsionado ainda mais pelo lançamento do seu single de estreia, a canção “Hey Joe”, que elevou seu status e cativou grandes nomes da guitarra como Eric Clapton, Pete Townshend e Jeff Beck.
E outro que ficaria impressionado com Hendrix, foi o jovem e futuro guitarrista do QUEEN, Brian May.
Nesta fase de sua vida, May ainda não havia formado o QUEEN e era apenas mais um adolescente da escola obcecado por rock. Antes de Hendrix entrar em sua vida, May acreditava que o auge da forma de arte na guitarra já havia sido estabelecido por Eric Clapton e Jeff Beck, que ganharam destaque com o THE YARDBIRDS. Na sua opinião, a dupla inglesa estabeleceu um marco que nunca poderia ser eclipsado tecnicamente, antes de Hendrix mudar completamente a sua perspectiva.
Antes, a descoberta sobre Clapton foi um momento marcante na vida de May, pois ele ofereceu uma porta de entrada para um mundo totalmente novo. Isso abriu a mente de May para uma série de heróis da cena blues, como os guitarristas BB King e Bo Diddley, que influenciaram o estilo de Clapton.
No entanto, quando Hendrix apareceu, era diferente de tudo que ele já tinha ouvido. Devido ao seu som individualista, era impossível rastrear suas influências como fez com Clapton, e foi só quando May viu Hendrix se apresentar ao vivo que ele finalmente aceitou que não havia nenhum truque tecnológico por trás do seu som.
Durante uma entrevista para a revista Guitar Player em 1983, May disse sobre Clapton e Beck antes de comparar seus talentos com Hendrix: “Achei que depois de ver aqueles dois, já tinha visto de tudo. Eu estava tocando guitarra o tempo todo e estava tentando tocar naquele estilo. Eu queria começar a fazer a minha guitarra falar. Sabe, sempre quis que a guitarra tocasse as pessoas, que falasse da mesma forma que um vocal e que tivesse este sentimento. Eu não queria que fosse somente um instrumento de acompanhamento, então, quando vi Hendrix ao vivo em um show, eu pensei: ‘Oh, meu Deus! Esse cara está fazendo tudo o que eu estava tentando fazer’. Ele apenas me fez sentir como se eu não pudesse tocar guitarra”.
Então, May explicou que Hendrix poderia fazer “todo tipo de coisas nas quais você nem tinha pensado, muito menos ser capaz de tocar fisicamente aquelas coisas”.
Refletindo sobre a 1ª vez que tinha escutado uma música de Hendrix, May falou: “Foi quando escutei o seu single de estreia, que foi da canção 'Hey Joe', e no lado-b tinha aquele solo incrível na música 'Stone Free' (ambas lançadas no disco de estreia de Jimi Hendrix, "Are You Experienced", 1967), onde ele está falando com a guitarra e ela está falando de volta pra ele. Eu pensava: ‘Bem, ele não pode ser tão bom assim. Ele deve ter feito isso com alguma técnica de gravação no estúdio’”.
Pouco depois, em janeiro de 1967, Hendrix abriu um show do THE WHO no Savoy Theatre em Londres, e May estava presente. Nesse momento, Hendrix tinha lançado apenas este single de estreia, mas as suas apresentações nos becos underground londrinos já tinham elevado a sua reputação, onde logo ele seria uma figura de renome internacional.
Para May, depois de ver Hendrix em carne e osso, ele sabia que tinha testemunhado a grandeza, concluindo: “Ele simplesmente me surpreendeu completamente. Eu pensei na hora: ‘É ele!’ THE WHO não conseguia se equiparar a Hendrix naquela época, isso que eles eram uma grande notícia na Inglaterra... Na verdade, qualquer pessoa no mundo acharia difícil se equiparar a Hendrix”.
Comentários