Bruce Springsteen: falando sobre pressão da fama a jovens músicos e citando Kurt Cobain
Bruce Springsteen sugeriu recentemente que mortes prematuras na área artística, causadas principalmente por abuso de substâncias lícitas ou ilícitas, se tornaram uma “coisa normal” na indústria musical. Ele avaliou que a razão para isso é a pressão que músicos bem-sucedidos vivenciam.
A E Street Band está comemorando seu 52º aniversário em 2024 e junto com Springsteen há décadas ainda fazendo performances memoráveis aos seus 75 anos anos de idade, o que deixa claro que Springsteen sabe de uma coisa ou outra sobre sustentar uma carreira duradoura na música. Infelizmente, há muitos exemplos bem conhecidos de músicos que mostraram grande promessa, mas nunca tiveram a oportunidade de chegar a esse estágio em suas carreiras.
Falando sobre o trágico falecimento de Liam Payne, do grupo pop ONE DIRECTION, que faleceu aos 31 anos de idade em outubro de 2024 em um hotel de Buenos Aires, Argentina, onde vários medicamentos foram encontrados, Springsteen disse em entrevista ao jornal britânico Telegraph: “Isso não é algo incomum no meu negócio, é algo normal. É um negócio que coloca pressões enormes nos jovens”.
Ele continuou: “Os jovens ainda não têm a facilidade interior ou o eu interior para conseguir se proteger de muitas coisas que vêm com o sucesso e a fama. Então eles se perdem em muitas coisas difíceis e muitas vezes dolorosas, sejam drogas ou álcool para tirar um pouco dessa pressão... Eu entendo isso muito bem, sabe? Quero dizer, eu tive minha própria luta com coisas diferentes na minha vida e a banda toda lutou com seus próprios problemas também”.
Springsteen admitiu que os membros da E Street Band não eram estranhos às drogas no passado, se esforçando para manter as drogas fora do palco: “Criou-se um pouco de limite em torno daquele estágio, onde as pessoas tinham que estar relativamente sóbrias e em seu melhor para poderem subir ao palco. E eu sempre digo: uma das coisas das quais eu mais me orgulho é que se um dos meus companheiros falecesse, ele faleceria de causas naturais”.
Durante a mesma entrevista, o amigo de longa data, empresário e produtor de Springsteen, Jon Landau, falou sobre como o "romance" de ícones que faleceram jovens, como Janis Joplin, Jim Morrison e Jimi Hendrix, "não era nada atraente" para Bruce Springsteen, então, eles "simplesmente nunca seguimos esse caminho".
Springsteen finalizou, dizendo como músicos como Kurt Cobain ganharam dinheiro para as gravadoras depois que faleceram: “É uma trapaça, cara. Essa é uma parte da história que atrai alguns jovens, sabe, mas é aquela velha história: morrer jovem, é bom para a gravadora, mas o que há nisso para você?”
Comments