Butch Vig: "Kurt Cobain estava crescendo como compositor e foi durante as gravações de 'Nevermind'"
by Brunelson
24 de dez. de 2022
O clássico álbum do NIRVANA, “Nevermind” (2º disco, 1991), continua a ser um álbum sempre controverso para a banda e para quem trabalhou ao redor, dada a sonoridade polida e produzida que esse disco sofreu em comparação a sonoridade do seu álbum de estreia, "Bleach" (1989), além das músicas que tiveram uma metamorfose de uma estrutura mais pesada, para canções mais melódicas e populares.
E o produtor do disco "Nevermind", Butch Vig, relembrou em uma nova entrevista como começou a sua famosa colaboração com a banda, detalhando alguns dos principais momentos e desafios no processo de gravação desse álbum que foi um divisor de águas na história do rock.
Apresentar Butch Vig somente como "o produtor do disco 'Nevermind'" não captura a extensão de sua obra e impacto no mundo da música.
O nativo de Wisconsin de 67 anos de idade, também produziu trabalhos em muitos álbuns seminais, incluindo a estreia do SMASHING PUMPKINS em 1991, “Gish”, e o seu sucessor de 1993, “Siamese Dream”, além dos álbuns “Dirty” (7º disco, 1992) e “Experimental Jet Set, Thrash and No Star” (8º disco, 1994) ambos do SONIC YOUTH, bem como os álbuns do FOO FIGHTERS, "Wasting Light" (7º disco, 2011) e "Sonic Highways" (8º disco, 2014), e de vários outros artistas - inclusive da sua própria banda, GARBAGE, onde ele é baterista.
No entanto, o álbum “Nevermind” continua sendo uma das joias da coroa na carreira de Vig, já que ele conseguiu "apertar" o som do NIRVANA o suficiente para que pudesse dominar o mundo com confiança, mantendo o bastante da crueza e som underground do icônico grupo de Seattle.
Neste sentido, Vig disse em entrevista para o site Consequence of Sound como não ficou particularmente impressionado com o álbum de estreia do NIRVANA quando o mesmo havia sido lançado, “Bleach”, produzido pela lenda de Seattle, Jack Endino.
Ele começou falando: “Eu estava somente meio impressionado com o disco 'Bleach'. Eu pensava que esse álbum era meio unidimensional, mas havia uma música boa lá, 'About a Girl', que pra mim era uma canção melódica brilhante e soava como uma composição no estilo Lennon-McCartney".
Mesmo assim, isso foi o suficiente para despertar o interesse em Vig e o NIRVANA foi primeiramente ao seu estúdio em Wisconsin, o Smart Studios, para começar a trabalhar nas primeiras versões das canções que acabariam sendo lançadas no disco “Nevermind”.
Vig continuou: “Eles ainda não tinham criado a música 'Smells Like Teen Spirit’. Eu sabia que as composições de Kurt haviam progredido muito por causa das canções que gravamos para aquelas sessões no Smart Studios. ‘In Bloom’ foi uma delas, que é simplesmente uma música fantástica e uma ótima melodia sobre uma estrutura de acordes. 'Stay Away' também estava lá, mas ainda se chamava 'Pay to Play'”.O produtor finalizou: “Eu sabia que Kurt Cobain estava tentando crescer como compositor e foi durante aquelas primeiras sessões de gravação no Smart Studios. Descobri que ele era um grande fã dos BEATLES e quanto ele admirava a estética de John Lennon e como ele realmente admirava a de Paul McCartney. Ele pegou a composição melódica e as suas sensibilidades melódicas, então, eu arquivei isso como um ponto de referência que usaria mais tarde quando gravássemos o álbum 'Nevermind'”.
Comments