top of page
by Brunelson
Ao olhar para os melhores produtores de rock dos anos 90 (e são muitos que estão trabalhando até hoje), você vai avistar Butch Vig.
Ao longo de sua extensa carreira, Vig viu e trabalhou com quase todos, desde NIRVANA, SMASHING PUMPKINS, FOO FIGHTERS, L7 ou URGE OVERKILL.
* Butch Vig: renomado produtor escolhe disco do The Who como o álbum definitivo que mudou a sua vida
Ele começou tocando bateria na banda SPOONER no início de sua idade adulta e contribuiu com composição eletrônica para filmes baratos de Hollywood, o que despertou o seu interesse pela produção e manipulação do som.
Vig, junto com o seu futuro colega de banda no GARBAGE, o guitarrista Steve Marker, construiu um estúdio de produção no porão de Marker e autoproduziu o EP de estreia do SPOONER e uma variedade de outras bandas locais de Wisconsin, que serviriam como introdução a uma carreira brilhante que em breve iria despertar na indústria musical.
E para homenagear esse lendário produtor e baterista do GARBAGE, resolvemos separar somente 05 dos maiores álbuns que Butch Vig já produziu, para deixar de fora de propósito vários discos que ele ajudou a configurar a expressão de uma era.
Confira em ordem cronológica:
Álbum: "Nevermind" (2º disco, 1991)
Álbum: "Dirty" (7º disco, 1992)
Esse foi o 1º trabalho da banda após as grandes ondas grunge que o NIRVANA vinha fazendo com o lançamento do álbum "Nevermind". SONIC YOUTH não escolheu explicitamente gravar com Vig por causa do sucesso de "Nevermind", mas considerou isso em um nível pré-consciente.
SONIC YOUTH foi a banda que indicou o NIRVANA a sua nova super gravadora em 1991, a Geffen Records.
Álbum: "Siamese Dream" (2º disco, 1993)
Vig também produziu o 1º álbum do SMASHING PUMPKINS, "Gish" (1991), que logo de cara levou a banda ao sucesso inesperado sendo esse o disco independente que mais vendeu cópias na história do rock - o que levou a banda a ser apelidada de “o próximo NIRVANA”.
Nada... Só tem que pegar esse disco e escuta-lo na íntegra para sentir a sensação e vibe que foi proporcionado.
Na verdade, foi somente aqui depois de 20 anos que os membros do NIRVANA se reuniram pela 1ª vez num estúdio, contando ainda com a participação do mesmo produtor do disco "Nevermind". Para gravar a música "I Should Have Known", Krist Novoselic (baixista do NIRVANA) apareceu na garagem de Dave Grohl para tocar acordeão.
Álbum: "Sound City: Real to Reel" (Trilha sonora do documentário "Sound City", 2013)
Ele também revelou que esse projeto quase contou com a lenda do rock, Neil Young, mas que não pôde contribuir devido a outros compromissos.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Commentaires