Buzzcocks: Top 10 melhores músicas da banda
BUZZCOCKS é uma das bandas punk britânicas definitivas. Eles se formaram em Bolton, em 1976, pelo (até então) somente guitarrista, Pete Shelley, ao lado do vocalista Howard Devoto.
Além de ser uma banda definidora da era punk rock, eles também são uma banda seminal dentro da tradição inglesa de Manchester.
Devoto e Shelley tiraram o nome da banda depois de lerem uma manchete que dizia "It's the Buzz, cock!" de uma resenha da série de TV Rock Follies na revista Time Out. No final, eles escolheram “Buzzcocks”, pois era um amálgama adequado de “buzz” (pós-show) e a gíria do norte da Inglaterra para “galo” - uma palavra usada para denotar um amigo. Eles também achavam que o nome capturava a emoção da crescente cena punk, embora também carregasse conotações sexuais.
A sua influência está bem documentada. Depois de ler um artigo que descreve o primeiro show do SEX PISTOLS, Shelley e Devoto reservaram um show para a sua iniciante banda no agora icônico Manchester Free Trade Hall em junho de 1976. Este show, com apenas 42 membros do público, agora é lendário. O impacto deste pequeno, mas pioneiro show, é detalhado no clássico cult de Michael Winterbottom, chamado 24 Hour Party People.
BUZZCOCKS lançou apenas 01 EP com Devoto, "Spiral Scratch" (1977). Eles lançaram este EP de estreia em seu próprio selo, tornando-os um dos primeiros grupos punk a estabelecer uma gravadora independente. Isso precedeu as futuras gravadoras independentes como a Rough Trade, SST Records, Sub Pop e Dischord Records.
No entanto, Devoto deixaria a banda logo em seguida e o grupo passaria por inúmeras mudanças na formação, onde Shelley assumiria o papel de vocalista e compositor, além de continuar na guitarra. A banda assinou com a United Artists em 16 de agosto de 1977 - o dia em que Elvis Presley morreu.
Na sequência deste importante contrato de gravação, eles alcançaram sucesso comercial e de crítica lançando 03 álbuns: "Another Music in a Different Kitchen" (1º disco, 1978), "Love Bites" (2º disco, 1978) e "A Different Kind of Tension" (3º disco, 1979).
Todos os 03 álbuns foram gravados no Reino Unido e foram envolvidos pelo som da marca registrada do BUZZCOCKS, casando melodias cativantes com a energia do punk, apoiadas por uma seção rítmica forte e habilidosa. Quando a carreira original da banda terminou em 1981, eles haviam alcançado sofisticação lírica e musical, e estavam se referindo a escritores beat como Burroughs e se diferenciando dos seus contemporâneos.
A banda se reuniu esporadicamente a partir de 1989 e continuou lançando álbuns, no entanto, a temporada no final dos anos 70 é sem dúvida a melhor. Encapsulando a amplitude de sua enorme influência, eles abriram alguns shows do NIRVANA em 1994, esta que foi a turnê europeia final e interrompida da banda grunge.
Desde então, BUZZCOCKS também já tocou com o PEARL JAM e outras bandas.
Shelley e Devoto até se reuniram em 2002 e lançaram o álbum "Buzzcocks" (7º disco, 2003), a sua primeira oferta musical como uma dupla desde 1977.
Mostrando a extensão da influência do BUZZCOCKS e comprovando o seu status de respeitado, em 2000, o apresentador da TV britânica, Mark Lamarr, apresentou Shelley dizendo que sem o BUZZCOCKS "não haveria THE SMITHS ou RADIOHEAD".
Só lembrando que bandas como GREEN DAY e RANCID já demonstraram em entrevistas a influência do BUZZCOCKS em seu som.
Infelizmente, Pete Shelley morreu em casa na Estônia em dezembro de 2018 de ataque cardíaco, mas a sua influência continua viva. Ele e a banda quebraram as barreiras que o punk colocou e olharam para o futuro.
Consequentemente, há tantas músicas excelentes do BUZZCOCKS, então, prenda-se sonoramente em sua psique e confira o Top 10 músicas da banda que separamos para você.
Segue a lista sem nenhuma ordem qualitativa:
Comments