top of page

Chris Cornell: por que ele pensou que Seattle iria odiar o Soundgarden no início de carreira?

by Brunelson

Já havia uma hierarquia em Seattle antes que os pesos pesados ​​do grunge começassem a se tornar estrelas da MTV. 


Esses artistas não estavam exatamente querendo se tornar famosos, mas havia um nível mútuo de respeito pago a todos que estavam pensando fora da caixa, fosse o MUDHONEY trazendo um toque punk rock, ao som do MELVINS fazendo o tipo de música que parecia ter saído de um pântano. 


No entanto, para uma banda que parecia ter saído direto dos anos 70, Chris Cornell achava que o resto de Seattle não queria absolutamente nada com eles depois que o SOUNDGARDEN lançou seu 1º álbum de estúdio em 1988, "Ultramega OK".


Por outro lado, SOUNDGARDEN tinha todos os aspectos de ser uma ótima banda de rock and roll. Claro, eles também tinham um toque punk rock em seu disco de estreia, mas assim que Cornell abriu a boca para cantar a música "Beyond The Wheel", havia algo em sua voz que não parecia vir desse planeta.


Até então, ninguém desde Robert Plant (vocalista do LED ZEPPELIN) possuía esse tipo de alcance operístico agudo sempre soando poderoso. Porém, em uma cidade como Seattle em meados dos anos 80, soar como uma das maiores bandas do hard rock clássico poderia não ter sido a coisa que todos queriam ouvir na época, já que todos estavam querendo fugir para um som mais cru, simples e sujo.


Esta ainda era a cena independente de Seattle e enquanto o SOUNDGARDEN tinha aquele lado independente, íntegro e sendo, talvez, a banda mais respeitada do recinto grunge na década de 80, Cornell pensou que eles não seriam bem recebidos, dizendo uma vez em entrevista: "As pessoas nos odiavam no começo. Eu subia no palco sem camisa, sacudindo meu cabelo e geralmente sendo um jovem roqueiro todo suado. O que não agradava exatamente os atletas escolares que ficavam nos assistindo na plateia. Eles provavelmente estavam preocupados e inquietos conosco, porque me achavam um pouco atraente demais sendo uma pessoa que tocava rock'n roll".


Ao mesmo tempo, não é como se o SOUNDGARDEN não tivesse um pouco de estranheza também, com o grupo já demonstrando suas assinaturas de tempo singulares a riffs e progressões de acordes encharcados de contratempos, onde não sabíamos dizer onde era o começo e o fim.


Com certeza o SOUNDGARDEN não pegou o caminho mais fácil e comercial das coisas, e mesmo sendo a 1ª banda do recinto grunge a assinar com uma grande gravadora e sendo um herói local há muito tempo, eles foram o último do Big 4 a cair nas graças do mainstream (citando NIRVANA, PEARL JAM e ALICE IN CHAINS). 


Porque fazer parte de uma cena independente não se resume a como uma banda soava para se sustentar. Era mais sobre estar nela pelos motivos certos e no que dizia respeito a Seattle, era muito legal para o público ter sua própria versão de um LED ZEPPELIN alternativo misturado com BLACK SABBATH bem no quintal deles.


"Beyond The Wheel" (Disco: "Ultramega OK")


Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page