top of page

Cream: a música que fez Jack Bruce quase chorar quando tocaram ao vivo

by Brunelson

CREAM nunca foi uma banda conhecida pelo sentimentalismo. 


Eles podem ter tido momentos em que poderiam ter um toque mais suave, mas ninguém estava ouvindo músicas como "White Room" ou "Strange Brew" pensando que iriam escutar baladas ou lentinhas melancólicas. Na verdade foram versões endurecidas de hard rock envolvidas em psicodelia.


Porém, existe uma canção que seu vocalista/baixista, Jack Bruce, admitiu que foi uma das poucas que fez ele se emocionar em um show. E considerando que Bruce e Eric Clapton (vocalista/guitarrista) eram conhecidos por trabalharem com as vozes um do outro em quase todas as músicas do CREAM, a ideia de deixar o baterista Ginger Baker ficar atrás do microfone parecia uma espécie de aposta.


Estamos falando da música "Pressed Rat and Warthog", lançada no 3º álbum de estúdio, "Wheels of Fire" (1968).


Naquela época, o CREAM não se preocupava em listar sucessos nas paradas. Eles estavam mais interessados em criar canções que primeiramente lhes empolgassem, em vez de criar um produto comercial que pudesse estar ao lado de grupos das rádios pop.


Com uma trajetória curta de carreira (de 1966 à 1969, com 04 discos lançados), em 2005 o grupo iria se reunir para fazer alguns shows de retorno (foto). Fora seu punhado de clássicos que apresentaram, eles também presentearam os fãs ao finalmente deixar Baker cantar ao vivo a canção "Pressed Rat and Warthog".




E foi nessa última vinda do CREAM que Bruce se lembrou de quase ter desabado em lágrimas enquanto tocavam essa música ao público, lembrando uma vez em entrevista: “Ginger Baker certamente nunca tinha cantado ao vivo a música ‘Pressed Rat and Warthog’ e achei aquilo muito comovente. Enquanto estávamos tocando, eu estava quase chorando, sabe? Não sei por que, mas aquilo realmente me impressionou”.


Olhando para essas imagens ao vivo, parece que todas as brigas internas de anos atrás pareceram se dissipar um pouco, com todos os músicos apenas aproveitando o momento de tocarem juntos mais uma vez. Pensar em uma reunião do CREAM neste novo século parecia impossível e conseguir encerrar do jeito que foi, pode ter sido o jeito mais próximo de um final feliz que eles esperavam.


Confira exatamente essa performance citada por Jack Bruce da canção "Pressed Rat and Warthog" em 2005:













Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page