top of page
by Brunelson
Assim como o britânico vocalista/baixista da banda CREAM, Jack Bruce, disse uma vez: “Na Grã-Bretanha, você não deve criticar a Rainha ou o LED ZEPPELIN”.
Mesmo assim, Bruce tinha motivos para criticar o LED ZEPPELIN, mas o seu ataque a Robert Plant, Jimmy Page, John Paul Jones e John Bonham, pode ter chegado um pouco tarde – 30 anos atrasado, na verdade.
Em 2008, ele foi entrevistado pela revista Classic Rock e revelou a sua aversão particular pelo LED ZEPPELIN que muitos consideram a melhor banda de rock de todos os tempos: “Foda-se... LED ZEPPELIN, você é um lixo”, disse ele. “Você sempre foi um lixo e nunca será outra coisa”.
Palavras surpreendentes de se ouvir para qualquer pessoa com um conhecimento remoto da história da música rock.
Bruce havia ficado "impressionado" com o icônico show de reunião do LED ZEPPELIN em 2007 realizado na O2 arena em Londres: “Todo mundo ficou falando sobre o LED ZEPPELIN só porque eles fizeram 01 porra de show de reunião, enquanto o CREAM fazia semanas de shows de reunião... E foram shows adequados, não apenas 01 show coxo como o LED ZEPPELIN fez com todos os tons abaixados para conseguir cantar. Com o CREAM, nós tocamos todas as músicas em suas tonalidades originais”.
Ele adicionou: “O CREAM é 10 vezes mais banda que o LED ZEPPELIN... Você vai comparar Eric Clapton (vocalista/guitarrista do CREAM) com aquela porra de Jimmy Page (guitarrista do LED ZEPPELIN)? Você realmente compararia isso? Não! Eric é bom e Jimmy é uma porcaria".
Ele explicou: "Na verdade, eu estava apenas me divertindo com o pessoal da imprensa", mas ao mesmo tempo, ele explicou que também há um elemento de verdade em suas palavras mordazes. “Foi bastante irônico, mas também é a verdade”.
De acordo com Bruce, na verdade mesmo este evento realizado na O2 arena em 2007 era para ter sido uma homenagem à figura da indústria do rock, Ahmet Ertegun (fundador da lendária gravadora Atlantic Records, que tinha falecido em 2006), e o CREAM era a banda que tinha sido escalada para se apresentar, antes que o LED ZEPPELIN “sequestrasse” os procedimentos: “Nós era quem iríamos tocar e seria uma apresentação para todo tipo de público, mas então, eles meio que sequestraram o show e o transformaram em um concerto próprio do LED ZEPPELIN”.
Aparentemente, tanto Bruce quanto Eric Clapton decidiram que: "Assim que soubemos, não queríamos mais fazer parte daquilo, porque o local do show havia mudado por causa do LED ZEPPELIN e por isso que foi realizado na O2 arena, que é um local bastante grande em Londres. Para a nossa visão, pensamos que a coisa toda tinha ido na direção errada por se tratar de uma homenagem a Ahmet Ertegun. Eu realmente não vejo o CREAM se apresentando em um lugar assim, porque somos uma banda mais intimista e não gostamos de tocar em lugares vastos. O Madison Square Garden em New York é quase o nosso limite para se apresentar em locais grandes”.
Ainda assim, para Bruce, havia um elemento de “inveja” quando se tratava do LED ZEPPELIN. Ele sentiu que o CREAM e Jimi Hendrix lançaram as bases para o sucesso do LED ZEPPELIN: “Quando eles surgiram, tiveram um passeio muito fácil pegando a nossa fórmula”, disse ele. “Fomos os pioneiros e nem sempre os pioneiros recebem o reconhecimento que merecem”.
E uma coisa que Bruce não deixaria passar, é o fato dele achar que Eric Clapton é um guitarrista melhor do que Jimmy Page: “Vamos ser sinceros... Jimmy Page não é nenhum Eric Clapton e não importa o que as pessoas pensem. Quero dizer, o único cara decente, o único cara bom naquela banda, está morto (baterista John Bonham), então, o que você vai fazer?”
Por fim, Bruce reservou um pouco de respeito (novamente com ironia) pelo vocalista do LED ZEPPELIN, Robert Plant, mesmo que não pudesse dizer o mesmo de Jimmy Page.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments