Cream: quando a banda escalou a montanha Ben Nevis na Escócia sob efeito de ácido LSD
O compositor francês, George Bizet, certa vez descreveu a música como "uma arte esplêndida, mas uma profissão triste”.
Ele estava se referindo ao isolamento que muitos músicos sentem na busca por seu ofício e devido a fama, ao fato de que tantos parecem encontrar finais trágicos. Embora isso ainda se aplique infelizmente até os dias de hoje, vale lembrar que também há muitos momentos divertidos para os músicos. Se não fossem por eles, a vida teria menos brilho sem a música.
E a banda CREAM pode atestar isso, já que eles se divertiram muito em turnês, embora eventualmente tenham se separado com apenas 03 anos em atividade ininterrupta e 04 álbuns de estúdio lançados.
E uma lembrança particularmente alegre para o CREAM foi quando eles tomaram uma grande dose de ácido LSD e decidiram escalar a montanha Ben Nevis na Escócia (foto). Muitas pessoas veem isso como um desafio particular enquanto estão sóbrias, então, o fato de terem feito isso sob o efeito de drogas está naquela área cinzenta entre o corajoso e dando margem para o trágico.
Mesmo assim, foi algo que os membros da banda olharam para trás com risadas.
“Costumávamos fazer coisas malucas”, lembrou Jack Bruce (vocalista/baixista) na biografia da banda. “Tocamos em um cinema na Escócia quando estávamos em turnê, foi quando falei para os caras da banda no dia seguinte: ‘Ok, agora vamos escalar a montanha Ben Nevis’. Tomamos um pouco de ácido LSD naquele dia…”
CREAM era sinônimo de drogas, já que quando saíam em turnê, eles não eram estranhos ao consumo de ácido LSD dentro e fora dos palcos.
“Depois de subirmos a montanha, na hora de desce-la começamos a correr e se você já desceu correndo alguma vez a montanha Ben Nevis, saberá que não é uma boa ideia porque você não consegue parar de correr”, riu Bruce. E mesmo quando chegaram ao pé da montanha com o chão nivelado, eles continuaram correndo por outro motivo.
“Descemos correndo a montanha e ficando cada vez mais rápidos. Quando chegamos ao pé da montanha, continuamos correndo direto para uma confeitaria que tem ali perto. Começamos a comer todos aqueles bolos”, adicionou Bruce.
Eric Clapton (vocalista/guitarrista) também se lembrou do momento em que escalaram a montanha Ben Nevis, não apenas porque foi um evento divertido, mas porque ocorreu quando eles se sentiam intocáveis.
Essa turnê aconteceu pouco depois do lançamento do álbum "Disraeli Gears" (2º disco, 1967), um álbum que os definiram não apenas como uma força a ser reconhecida no mundo do rock'n roll e do blues, mas como uma banda que poderia muito bem contribuir para o desenvolvimento da música como um todo.
“Isso foi na época do disco 'Disraeli Gears'", concluiu Clapton, "pouco depois, estávamos em turnê pela Escócia e acho que essa época foi o auge pra mim. Esse foi realmente o pico da montanha quando estávamos todos juntos, unidos e nos amávamos muito. Nesse período, simplesmente nunca passávamos 01 minuto longe da companhia um do outro”.
A banda acabou se separando graças à tensão crescente que acontece com muitos grupos quando fazem sucesso (ou não). No entanto, o impacto da sua música na história do rock não pode ser ignorado e vale a pena lembrar que, embora a música possa muitas vezes ser uma profissão triste no final das contas para alguns, ela estará sempre repleta de bons momentos durante sua jornada.
Comments