top of page
by Brunelson
Em 1968, a banda CREAM já tinha lançado 02 álbuns de estúdio, "Fresh Cream" (1º disco, 1966) e "Disraeli Gears" (2º disco, 1967), e o grupo estava no processo de gravação do seu 3º disco, "Wheels of Fire", um álbum que foi gravado ao vivo no estúdio.
Era bem a época em que esse power trio britânico estava fazendo sucesso nos EUA e os shows começavam a atrair grandes multidões americanas.
Mas os membros da banda estavam se "gastando". O congelamento inicial da colaboração havia desaparecido e os 03 músicos estavam simplesmente tentando ser mais barulhentos e chamativos um do que os outros: “O último ano com o CREAM foi uma agonia”, disse o baterista Ginger Baker ao site Music Mart em 2006, sendo que o grupo iria encerrar as atividades logo em 1969 com incríveis 04 álbuns de estúdio. “Isso danificou permanentemente a minha audição e hoje ainda tenho um problema de audição por causa do alto volume que tocávamos ao longo do último ano com o CREAM".
"Mas felizmente não começou assim. Em 1966 foi tudo ótimo e uma experiência musical maravilhosa, mas depois, fomos para o reino da estupidez”, acrescentou Baker.
Parte dessa estupidez envolvia não saber como comercializar corretamente a banda.
A 1ª viagem para New York os viu tocar no fundo de um evento com 06 bandas (junto com o THE WHO) e eles só conseguiram espremer cerca de 10 minutos de música no palco. Agora, os shows eram uma maratona, com músicas que duravam até meia hora de duração e a gravadora americana Atlantic Records que havia contratado o CREAM, ainda os pressionavam a criar músicas mais tradicionais...
Foi quando o CREAM se viu na TV americana para se apresentar ao público mainstream no The Smothers Brothers Comedy Hour em 14 de julho de 1968 (foto).
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comentarios