Creedence: a música que o vocalista não tinha gostado da gravação final e quebrou todas as cópias que seriam lançadas
John Fogerty, o vocalista/guitarrista lenda contracultural do CREEDENCE, sempre foi exigente consigo mesmo como compositor.
Afinal, essa atitude o levou a novos patamares em seu apogeu e o viu conceber algumas das canções mais influentes de gerações a gerações. De "Proud Mary" a "Fortunate Son", as músicas de Fogerty são pedras angulares da cultura popular.
Um verdadeiro artista que defende mais autoconsciência do que a maioria, Fogerty entende os parâmetros de seu talento e tem criticado abertamente algumas de suas canções mais amadas ao longo de sua carreira. Como acontece com qualquer músico notável, ele também está ciente de suas canções mais impactantes e incrivelmente atemporais.
Sem surpresa e devido às suas origens e à qualidade da música em si, Fogerty acredita que "Proud Mary" é a sua canção preferida, mesmo ele se distanciando dela nos shows por anos após seu lançamento, devido ao sucesso que gerou com o lançamento da versão cover de Ike e Tina Turner.
No entanto, apesar da música "Proud Mary" ter sido escrita quando Fogerty tinha recebido a notícia de que estava sendo dispensado do exército e liberado para voltar para casa, onde finalmente se viu livre da possibilidade de ser convocado à Guerra do Vietnã, o momento lhe inspirou um punhado de canções novas quando ele retornou a sua residência.
Porém, existe outra música desse mesmo lote que Fogerty não curtiu o resultado final. Se trata da canção "Wrote a Song For Everyone", lançada no álbum "Green River" (3º disco, 1969).
Sobre as letras, o vocalista canta o que é claramente uma manifestação de sua personalidade igualitária e filosofia contracultural, enquanto ele assume os poderes constituídos em um caráter ficcional, mas ainda que semiautobiográfico. Essa honestidade sempre foi fundamental para o sucesso do CREEDENCE.
Apesar da música ser um dos destaques do álbum e um triunfo composicional, Fogerty disse uma vez em entrevista que gostaria de ter gravado esta canção de forma diferente. Claro, Fogerty é um perfeccionista e revelou que a “peculiaridade” que percebe nele mesmo o irrita. Ele até admitiu que destruiu todas as cópias da 1ª versão gravada da canção "Wrote a Song For Everyone", pois nunca quis que aquelas gravações, que já estavam prontas para serem lançadas, se tornassem públicas.
É irônico que Fogerty tenha tantas dúvidas sobre a forma como ficou gravada essa música, mas o que podemos ter certeza é que ela teve um impacto gigante na cultura popular do que Fogerty provavelmente imaginava.
Comments