Dave Grohl: a música do Foo Fighters que ele disse que "tem tudo que eu gosto em nossa banda”
by Brunelson
26 de abr. de 2024
Toda a história por trás da união do FOO FIGHTERS parece uma façanha impossível.
Depois que Dave Grohl foi deixado para juntar os pedaços de sua vida com o fim do NIRVANA, sua decisão de continuar gravando material original sozinho resultou em um dos segundos atos mais incríveis na história do rock, transformando-se do baterista gentil por trás de Kurt Cobain para um dos maiores frontman do mundo.
E embora Grohl possa dar as cartas no que diz respeito à maior parte das composições da sua banda, uma das músicas definitivas do FOO FIGHTERS para ele só veio anos depois de sua formação.
Quando Grohl montou o FOO FIGHTERS, a maior parte de seu desenvolvimento ocorreu sob o microscópio público, já que o disco de estreia, "Foo Fighters" (1995), foi gravado sozinho por ele tocando todos os instrumentos, levando a enormes dificuldades de crescimento na produção do seu 2º álbum de estúdio, "The Colour and The Shape" (1997), o 1º disco da banda que seria gravado com sua formação completa.
Embora esse 2º álbum resultasse em grandes sucessos como as canções "My Hero", "Monkey Wrench" e "Everlong", o processo de gravação e o ciclo de sua turnê promocional envolveria a saída de 03 membros do grupo, levando o próximo 3º álbum do FOO FIGHTERS, "There is Nothing Left to Lose" (1999), a ser gravado somente como uma banda power trio junto com Taylor Hawkins na bateria e Nate Mendel no baixo.
E nesse 3º disco, Grohl admitiu que possui um amor especial pela música "Generator".
Fora o grande sucesso que esse álbum revelou, a canção "Learn to Fly", a música "Generator" marcou um ponto de partida para a banda, sendo a 1ª vez que eles usariam um talkbox na gravação de uma música, com Grohl dizendo que esta canção resume cada pedaço do seu poder de composição.
“Essa música é tudo do que eu gosto em nossa banda. Tem aquela coisa meio melancólica, tem também um pouco de punk rock, lembra o grupo BUZZCOCKS, mas também possui a sua estranheza”, disse Grohl uma vez em entrevista.
Embora a canção "Generator" possa não ser uma das mais celebradas no catálogo do FOO FIGHTERS e não sendo apresentada constantemente nos shows - mas ao mesmo tempo uma das mais conhecidas da banda - sua combinação de melodia e fúria é o que Dave Grohl acha que eles são capazes de fazer em seus melhores dias envolvidos na música.
Komentarze