top of page
by Brunelson

Dave Grohl: "depois do Nirvana, foi a melhor banda em que já estive tocando bateria"


Quando se trata de combinar currículos, são poucos que podem se equiparar ou sobressair ao de Dave Grohl.

O vocalista/guitarrista do FOO FIGHTERS já teria sido uma lenda do punk hardcore underground se a sua banda dos anos 80, SCREAM, ainda estivesse em atividade, sendo que isto seria apenas o começo para Grohl, já que o seu próximo passo foi ser simplesmente o baterista do NIRVANA, com quem ele se tornou um músico mundialmente famoso.

Após o trágico fim do NIRVANA em abril de 1994, Grohl estava inicialmente considerando a vida como um músico de estúdio. Em novembro de 1994, ele aceitaria um cargo temporário como baterista da banda de apoio de Tom Petty, se apresentando com eles no programa de TV americano, Saturday Night Live.



Um pouco antes, em agosto de 1994, ele já tinha sido chamado para montar uma banda com formação de estrelas para recriarem as músicas dos BEATLES para a trilha sonora do filme "Backbeat" (1994), grupo este que incluía membros de algumas bandas famosas, como do R.E.M e SONIC YOUTH.


Durante esse tempo e virando o ano para 1995, Grohl continuaria o que vinha fazendo desde a época do NIRVANA, que era ficar gravando fitas demo de suas composições.


Porém, ele receberia um telefonema do lendário baixista do MINUTEMEN, Mike Watt, para tocar bateria em seu álbum solo de 1995, que contava com vários convidados especiais, como Eddie Vedder (PEARL JAM), Kathleen Hanna (BIKINI KILL), Flea (RED HOT CHILI PEPPERS) e Henry Rollins (BLACK FLAG), saindo até em turnê com Mike Watt, onde a sua banda de apoio contava também com Vedder e Pat Smear nas guitarras (THE GERMS, NIRVANA e FOO FIGHTERS).

Ainda assim, todas essas experiências pós-NIRVANA não nos mostraria a banda que Grohl descreveu como a melhor em que ele já esteve para tocar bateria. Em vez disso, levaria quase 01 década para que Grohl finalmente se juntasse a um dos seus grupos favoritos para tocar bateria, o QUEENS OF THE STONE AGE.

Em 2005, sendo entrevistado pelo vocalista do IRON MAIDEN, Bruce Dickinson, em seu programa de rádio chamado Masters of Rock, Grohl havia falado sobre a época em que gravou a bateria no álbum "Songs For The Deaf" e saiu em turnê com o QUEENS OF THE STONE AGE (3º disco, 2002): “Nessa época, o QUEENS OF THE STONE AGE contava com o baixista Nick Oliveri, Josh Homme (vocalista/guitarrista), Mark Lanegan (vocalista em algumas músicas), Troy Van Leeuwen (guitarrista) e eu na bateria, e era uma grande formação, sabe? Depois do NIRVANA, essa foi a melhor banda em que já estive na minha vida sendo baterista. Foi ótimo, mas ao mesmo tempo o FOO FIGHTERS é como uma família pra mim, sendo que o pessoal da banda são como os meus irmãos e esse é um sentimento que eu não tenho com mais ninguém”.

Ele continuou: “Há muitas pessoas com quem eu adoraria ainda tocar junto e é divertido tocar com outras pessoas. Eu estava tocando bateria com o TENACIOUS D no estúdio um dia desses e foi ótimo, porque é sempre divertido tocar com eles. Sabe, eu tenho as minhas bandas de fantasia e só estou esperando o METALLICA me chamar (risos)... Eu amo ser baterista, porque pra mim, eu sou um baterista que finge ser um cantor e compositor. Sinceramente, é assim como eu me sinto”.

Grohl finalizou: “Adoro fazer o que faço e amo estar no FOO FIGHTERS para ficar na frente do palco num festival com 60 mil pessoas cantando junto, o que é incrível. Porém, adoro tocar bateria mais do que qualquer outra coisa e quando me sento em uma bateria, sei que foi pra isso que fui colocado nesse planeta e pretendo fazer isso pelo resto da minha vida”.

Chegando em 2009, Dave Grohl seria o baterista do THEM CROOKED VULTURES, que também contava com Josh Homme, além de John Paul Jones no baixo (LED ZEPPELIN) e Alain Johannes na guitarra (ELEVEN e ex-QUEENS OF THE STONE AGE).

Para fechar o currículo de Grohl, ele ainda gravaria a bateria em algumas músicas em outro disco do QUEENS OF THE STONE AGE, além de várias participações especiais com artistas em toda a sua carreira, inclusive Paul McCartney dos BEATLES.








"A Song For The Dead" (Disco: "Songs For The Deaf")


Komentar


Mais Recentes
Destaques
bottom of page