top of page

Dave Grohl: qual a sua música preferida do Metallica?

by Brunelson

O baterista do NIRVANA e frontman do FOO FIGHTERS, Dave Grohl, não deixa dúvidas que ama a música.

De clássicos das antigas como RUSH, às recém-chegadas do rock alternativo como a banda WET LEG e aos entusiastas da música disco, o BEE GEES, Grohl deixou claro que as marcas que definem um gênero não o preocupam, pois é a qualidade da arte que conta.

Um gênero do qual Grohl é particularmente inseparável é o metal. Fã de bandas clássicas que riscaram a faísca do gênero no final dos anos 60 como o LED ZEPPELIN, BLACK SABBATH e DEEP PURPLE, durante sua juventude e quando tocava bateria na influente banda punk hardcore da capital Washington chamada SCREAM, ele já estava particularmente interessado na música metal, agora um gigante multifacetado com muitos subgêneros diferentes em sua árvore genealógica.

À medida que ele estava estabelecendo seu estilo distinto como baterista durante esse período, os aspectos oriundos do heavy metal da forma de tocar de Grohl se tornariam mais proeminentes. Eles forneceriam à sua banda pós SCREAM, o NIRVANA, alguns de seus momentos mais estrondosos. Seja ao estilo do baterista John Bonham do LED ZEPPELIN na introdução da canção “Smells Like Teen Spirit”, no toque técnico na música “In Bloom” ou nas explosões thrash na canção “Scentless Apprentice”, a conexão de Grohl com o mundo do metal é clara.

Ao longo de sua carreira, Grohl sempre falou sobre o brilhantismo de bandas como SLAYER, PANTERA e SEPULTURA, e como um fã de metal de longa data, um grupo que ele testemunhou sua própria divisão sonora e que abriu as portas para vários subgêneros, foi o METALLICA.

Grohl continua um fã de longa data do METALLICA e até afirmou uma vez que o seu frontman, James Hetfield - o qual chamou de "mestre" - influenciou seu estilo de atuação tanto quanto outros artistas que ele ama, como David Bowie.


Durante uma conversa com Q Magazine, Grohl listou as suas 20 músicas de metal favoritas de todos os tempos e entre elas estava seu hino definitivo do METALLICA, a canção "Master of Puppets" (3º disco, "Master of Puppets", 1986). A composição é a pedra angular do gênero thrash metal e para muitos músicos iniciantes da geração de Grohl, foi um alicerce significativo em sua progressão, incentivando-os a tocar mais forte e mais rápido.

Para encerrar, ele disse sobre esse álbum que lhe apresentaria a sua música preferida do METALLICA: “Comprei esse álbum pelo correio de algum catálogo baseado puramente na descrição do disco, que dizia: ‘Thrash Metal’, coisa que eu nunca tinha ouvido falar antes. Chegou em casa pelo correio e eu não acreditei. Eu já tinha escutado MOTORHEAD e um pouco de punk rock, mas não uma banda tão rápida, compacta e de metal como o METALLICA”.


"Master of Puppets"





































Commenti


Mais Recentes
Destaques
bottom of page