Dave Grohl: quem ele chamou de "uma das figuras mais legais e f... do rock'n'roll de todos os tempos"?
A frieza de qualquer astro do rock tende a ser levemente esquecida quando as pessoas estão montando suas primeiras bandas.
Qualquer um pode tentar trabalhar em um lick de guitarra repetidamente em seu quarto até que comece a soar cativante, mas também é sobre a atitude quando você sobe ao palco que faz as pessoas quererem voltar toda vez que lhe ouvem.
E enquanto Dave Grohl chegou ao topo sendo um dos músicos mais relacionáveis do rock and roll, ele admitiu que há uma certa áurea de frieza escorrendo de Pete Townshend, guitarrista do THE WHO.
Ao olhar de onde Grohl veio, não é surpresa que ele tenha citado alguém do THE WHO como influência primária. Grohl já era uma presença selvagem atrás da bateria no NIRVANA, antes de ser o frontman do FOO FIGHTERS, e esse tipo de energia maníaca que ele capturou em algumas de suas músicas clássicas estava no meio do caminho entre Keith Moon (baterista do THE WHO) e John Bonham (baterista do LED ZEPPELIN).
Com a formação original, a bateria era apenas a força do THE WHO e Townshend era o coração pulsante do grupo. Ao contrário de escrever algo que ele achava que seria um sucesso garantido, Townshend gostava da ideia de levar o público com ele enquanto tentava descobrir seu próprio estado de espírito. Algumas pessoas podiam ir aos shows deles só para se divertir, mas talvez se os ouvintes se concentrassem bastante, poderiam encontrar o sentido da vida ao longo do caminho.
Mais do que tudo, Townshend foi o primeiro a acabar com as típicas canções de amor que toda banda precisava para entrar nas paradas. Enquanto os BEATLES tinham aberto a porta para fazer canções que não dependiam de dizer "eu te amo" em cada verso, Townshend nunca se preocupou com isso e geralmente escrevendo grandes declarações em músicas como "My Generation" ou histórias inteiras ao longo de um álbum conceitual como "Tommy" (4º disco, 1969).
Uma vez sendo entrevistado pela revista britânica Melody Maker, foi perguntado a Grohl quem ele achava o astro do rock mais legal de todos os tempos, onde Grohl respondeu: “Provavelmente Pete Townshend. Eu diria que sim... Ou ele ou Paul Weller. Esses dois filhos da puta são muito legais. Pete Townshend é apenas uma das figuras mais legais e fodas do rock'n'roll de todos os tempos. Ele ainda é”.
Embora Grohl faça um bom caso para Weller estar lá em cima em termos de como uma estrela do rock deve parecer e agir, as chances são de que ele tenha aprendido a maior parte do que sabia ouvindo Townshend quando estava crescendo.
Ser descolado não é só sobre ter a aparência adequada o tempo todo. É sobre o que você faz quando está nessa posição, e considerando o quão barulhento e abrasivo Townshend ousou ir com o THE WHO, o resto do mundo pareceu responder da mesma forma. Mesmo quando todas as bandas de rock do tipo deles estavam sendo chamadas de "moles" no final dos anos 70 com o advento do punk rock, o THE WHO ainda era uma das poucas bandas que o público punk respeitava.
Grohl provavelmente não quer escrever as mesmas óperas rock arrebatadoras nas quais Townshend estava trabalhando, mas uma de suas lições mais importantes é ser você mesmo sempre que estiver lidando com o que sente em seu coração.
Comments