top of page

Dave Grohl: revelando seu maior herói musical

by Brunelson

Desde suas origens mais antigas, o gênero punk rock foi construído sobre uma rejeição da norma. 


À medida que o movimento se desenvolveu, explodindo em uma contracultura abrangente durante meados dos anos 70, o punk rock tornou-se imbuído de um ethos "do it yourself" enraizado no anti-capitalismo e uma rebelião contra o grande negócio que a indústria musical havia se tornado.


Esses princípios foram alegremente transportados para a era grunge em meados da década de 80 e eventualmente explodindo no começo dos anos 90, então, não deve ser surpresa que o baterista do NIRVANA, Dave Grohl, ainda os tenham em alta conta.


O punk rock proporcionou ao jovem Grohl toda a educação musical de que ele precisava. À medida que o futuro vocalista/guitarrista do FOO FIGHTERS se imergia na vibração da cena rock adorando grupos punk rock como os RAMONES e BAD BRAINS, ele estava definindo seu caminho para a grandeza do rock and roll. 














E com o passar do tempo, Grohl se viu ansiando por algo mais pesado e abrasivo do que as sensibilidades de muitas das primeiras bandas punk rock. Foi quando ele era um dos adeptos que curtia punk rock, mas queria tocar mais rápido que o punk rock, mergulhando nas bandas hardcore.


Ao contrário do marco zero do punk rock que foi em New York, o hardcore encontrou um lar natural nas ruas da capital Washington, ajudado por uma variedade de grupos inovadores como BAD BRAINS, STATE OF ALERT e mais notavelmente o MINOR THREAT. Esses grupos desafiadores cativaram a atenção de Dave Grohl, mas uma figura em particular sempre ficou em 1ª instância para ele: Ian MacKaye. 



O vocalista do MINOR THREAT sempre dedicou sua vida aos princípios "do it yourself" do punk rock e hardcore, fazendo dele uma inspiração para qualquer devoto do punk que se preze.


MacKaye estava convencido do poder revolucionário do punk rock desde jovem, dizendo uma vez ao site Loud and Quiet: "Eu nasci em 1962 e estava aqui em Washington durante as coisas dos direitos civis, as coisas anti-guerra e os direitos gays. Meus pais e eu íamos a uma igreja que era uma libertação radical. Eles tiveram uma mulher dirigindo um culto ainda em 1972, fizeram um casamento gay em 1974, os Panteras Negras discursaram nessa igreja uma vez e até umas bandas de rock tocaram lá. Então, eu fui criado naquele ambiente e pensava que era assim que a sociedade se comportava lá fora".


Então, conforme MacKaye foi crescendo, ele começou a inspirar uma revolução própria. A cena hardcore da capital Washington não teria sido nada sem a influência de MacKaye, seja por meio de sua música com o MINOR THREAT e depois como frontman do FUGAZI ou com o vitalmente mais importante selo independente do rock de todos os tempos, a Dischord Records. 


E fora da cena hardcore, MacKaye também foi uma figura extremamente influente no desenvolvimento do grunge e do rock alternativo.


Durante uma entrevista na página Reddit do FOO FIGHTERS em 2013, Grohl foi questionado sobre quem era seu maior herói musical: “Acho que meu maior herói musical quando criança foi provavelmente Ian MacKaye. Ele deu um grande exemplo para todos nós que éramos músicos locais. Ainda assim, até hoje eu o vejo como o melhor exemplo de um músico certeiro no seu objetivo e missão”.


E como forma de homenagem, Grohl incluiria a capital Washington em seu roteiro itinerário quando o FOO FIGHTERS foi gravar o álbum "Sonic Highways" (8º disco, 2014), este que foi gravado em estúdios e cidades diferentes pelos EUA para narrar e documentar a história da música americana. Chegando em Washington, foi no estúdio caseiro de MacKaye e entrevistando ele para o DVD de mesmo nome, que Grohl escolheu para criar as letras e gravar a música "The Feast and The Famine". 


MacKaye defendeu incansavelmente as cenas da música punk/hardcore local, criando o movimento social "straight edge" e permanecendo desafiadoramente independente por décadas até hoje. Essencialmente, MacKaye é o punk arquetípico (mas sem moicano) e ele certamente merece mais reconhecimento ainda por seus esforços no desenvolvimento do movimento.



"The Feast and The Famine"











Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page