Dave Grohl: "sinto que a música deve estar disponível para quem quiser ouvi-la"
by Brunelson
2 de abr. de 2023
Não há muito que possa derrubar Dave Grohl. Ao longo do seu tempo no FOO FIGHTERS, todas as oportunidades que ele teve de tocar música foram recebidas com alegria, com a maioria dos fãs e críticos chamando-o de um dos caras mais legais do rock and roll.
Mas Grohl, assim como qualquer pessoa, tem um limite quando se trata de astros do rock com atitudes que não lhe convêm e um dos maiores bateristas do heavy metal de todos os tempos uma vez teceu comentários infelizes que chamou a atenção de Dave Grohl no início dos anos 2000.
Enquanto o METALLICA estava passando por uma turbulência emocional, o baterista Lars Ulrich foi atrás do Napster pelo que ele viu como um site pirata sequestrando a música de sua banda. Enquanto a maioria dos fãs ficaram indignados com Ulrich na época, Dave Grohl também expôs a sua opinião.
Embora Grohl admitisse que o baterista do METALLICA tinha alguns pontos legítimos a salientar, ele pensou que Ulrich estava fazendo isso da maneira errada, dizendo uma vez ao site Rock and Roll True Stories: “Eu sinto que a música deve estar disponível para quem quiser ouvi-la. Eu não quero ter que ligar a rádio e colocar um níquel nele para ouvir uma música do METALLICA... Quando é alguém que vendeu 50 milhões de discos, ganharam U$ 50 milhões de dólares e eles estão reclamando de centavos, foda-se cara".
Grohl foi apenas um em uma longa fila de pessoas denunciando a perseguição de Ulrich contra o Napster, incluindo fãs que compareceram ao processo judicial para que pudessem pisar em seus discos do METALLICA enquanto Ulrich entrava pela porta do tribunal.
Mesmo assim, o amor de Grohl pelo METALLICA que já existia antes disso, só começou a melhorar nos anos seguintes.
Durante o ciclo promocional do álbum "Death Magnetic" que estava em andamento (9º disco do METALLICA, 2008), Grohl e o saudoso baterista do FOO FIGTHERS, Taylor Hawkins, foram escalados para entrevistar a banda.
E na conversa, Grohl elogiou o METALLICA e até mencionou como o frontman James Hetfield influenciou o seu estilo de atuação como vocalista ao lado de lendas como David Bowie.
Acelerando até 2017 quando o FOO FIGHTERS estava em turnê promovendo o álbum "Concrete and Gold" (9º disco, 2017), Ulrich falou em seu próprio programa de rádio sobre aparecer em um dos shows do FOO FIGHTERS e comentar o quanto era diferente estar no camarim da banda em relação ao METALLICA.
Ulrich concluiu: "Eu falei ao gerente de turnê do FOO FIGHTERS que não queria me meter nas coisas deles, mas ele me disse: 'Vá em frente, entre lá no camarim deles!' Tipo, era como se a festa já tivesse começado no camarim mesmo antes do show começar”.
Comentarios