Dave Grohl: “Steve Albini era mais inteligente, mais engraçado e melhor em tudo do que qualquer outra pessoa no mundo”
by Brunelson
12 de mai. de 2024
Steve Albini, que produziu álbuns marcantes na história do rock como o disco "In Utero" do NIRVANA (4º e último trabalho de estúdio, 1993), morreu após um ataque cardíaco enquanto estava em seu próprio estúdio de gravação em Chicago, no dia 07 de maio de 2024.
E recuperando uma entrevista de Dave Grohl para a rádio britânica da BBC em 2015, ele havia dito que, apesar de ter ficado bem ciente da reputação de Albini desde a década de 80, a 1ª vez que conheceu o lendário produtor foi somente nas sessões de gravação do álbum "In Utero" (foto).
“Ele era o produtor/crítico musical/líder de banda/especialista mais inteligente e cínico de todos, tipo, todo mundo tinha medo dele. Aí você iria ver as fotos dele e via aquele cara bem magrinho. Ele é simplesmente mais inteligente, mais engraçado e melhor em tudo do que qualquer outra pessoa no mundo”, havia dito Grohl.
“E ele fez tantos discos que nós amamos, ele já tinha gravado os álbuns do PIXIES, THE BREEDERS, THE JESUS LIZARD, então, quando chegou a nossa hora de gravar o disco 'In Utero' com ele, eu sabia que ficaria nervoso porque sabia que tipo de cara ele era e pensei que ele me odiaria por eu ser um idiota. Acho que ele me tratou como um animal de estimação, então, nos demos muito bem porque eu era o baterista da banda".
Grohl concluiu: “Mas sim, ele é único e estou feliz por ter tido a oportunidade de contar sua história em nosso álbum, 'Sonic Highways' (8º disco, 2014), porque acho que ele é um grande exemplo não apenas para os músicos, mas também para a indústria musical e como pensar fora dos negócios convencionais. Albini vive para fazer coisas que são reais e apaixonadas e seu nível de integridade é inabalável, onde ele simplesmente não se curva às pessoas e é teimoso pelas razões certas, então, eu o amo até a morte e acho ele incrível”.
Confira o videoclipe da música "Something From Nothing" do FOO FIGHTERS, lançada no disco "Sonic Highways". A música e clipe foram gravadas no estúdio de Steve Albini em Chicago, o Electrical Audio Studios, com algumas referências em suas letras.
תגובות