Dave Navarro: por que ele recusou o convite para ser guitarrista do Guns N' Roses?
Dave Navarro, guitarrista do JANE'S ADDICTION, foi entrevistado pela revista Guitar Player e dentre vários assuntos, ele recordou da época em que foi convidado para ser guitarrista do GUNS N' ROSES na década de 90 e como foi sua passagem sendo guitarrista do RED HOT CHILI PEPPERS.
Depois que o JANE'S ADDICTION se separou em 1991, Navarro se juntou ao RED HOT CHILI PEPPERS como substituto do guitarrista John Frusciante. Com Navarro, eles gravaram somente 01 álbum de estúdio que foi o subestimado "One Hot Minute” (6º disco, 1995).
E sobre o convite do GUNS N' ROSES, o qual Navarro iria substituir o guitarrista base Izzy Stradlin para que tocasse guitarra ao lado de Slash, ele disse: “Não acho que essa teria sido a decisão certa na época. Já toquei com Slash um milhão de vezes desde então. Adoro tocar com Slash, mas acho que sou um pouco mais à esquerda do centro do que eles eram”.
“GUNS N' ROSES é basicamente uma banda de rock direta e reta, mas como guitarrista eu gosto de me ajoelhar perante meus pedais de distorção e ficar girando os botões do pedal delay e fazer um monte de barulho, assim como a banda KRAFTWERK ou algo do tipo (risos), e isso não funciona para o GUNS N' ROSES”.
Sobre seu tempo com o RED HOT CHILI PEPPERS, Navarro disse que foi difícil, mas que o tornou um guitarrista melhor. Ele achou que entrar no lugar de John Frusciante foi desafiador porque ele teve que se ajustar a um estilo diferente ao dele e trabalhar com novos músicos: “Esse foi um papel muito difícil de assumir. Eles estavam tão determinados no que eram e realmente foi outra prova de fogo. De repente, tive que trabalhar em outro contexto que tinha influências completamente diferentes da minha e esses eram músicos com quem eu nunca tinha trabalhado junto na minha vida”.
O guitarrista adicionou: "Estranhamente, quando entrei no RED HOT CHILI PEPPERS foi meio que parecido com o começo do JANE'S ADDICTION para mim, onde eu tenho esses caras que não tocam as mesmas coisas que eu. Exceto que com o RED HOT CHILI PEPPERS estávamos fazendo shows no Madison Square Garden, New York (risos). Quero dizer, meu primeiro show foi em 'Woodstock'! Tipo, fala sobre a pressão ser insana”.
Navarro finalizou: “Não há dúvidas de que me tornei um guitarrista melhor por ter passado no RED HOT CHILI PEPPERS. Tocar com Flea (baixista) e Chad Smith (baterista) foi uma aula intensiva de musicalidade. Sou muito grato pelo tempo que passei com eles, mas foi um conceito bizarro eu entrar para o grupo em um momento muito bizarro também”.
تعليقات