David Gilmour: "esse foi o álbum punk do Pink Floyd”
Durante o auge do punk rock, você não conseguiria pensar em um grupo mais pomposo para os punks apontarem o dedo do que o PINK FLOYD.
Não é preciso fazer muito esforço para ver os contos e sonoridades extravagantes do PINK FLOYD parecendo tudo errado com o que o rock and roll representava quando o punk rock surgiu na 2ª metade dos anos 70.
Ainda assim, os gigantes do rock progressivo e psicodélico conseguiam abranger fãs de todas as gerações e para David Gilmour (vocalista/guitarrista do PINK FLOYD), uma vez ele disse que a coisa mais próxima do punk que eles já fizeram foi no álbum "Animals" (10º disco, 1977).
Gilmour estava sempre procurando por novas influências desde antes do punk rock ter começado. Quando começaram a trabalhar no álbum "Animals", eles já tinham passado por momentos difíceis com sua gravadora. A promoção e divulgação do álbum "The Dark Side of The Moon" (8º disco, 1973) elevou o grupo a uma nova estratosfera, com o choque repentino da fama tornando as coisas muito mais desconfortáveis quando iniciaram as gravações do álbum sucessor, "Wish You Were Here" (9º disco, 1975).
E quando chegaram no álbum "Animals", usando o épico livro, "A Revolução dos Bichos" do autor George Orwell como modelo, Roger Waters (vocalista/baixista) esculpiu o tipo de álbum que mirava em todos aqueles no poder que queriam tirar o máximo possível de proveito da classe baixa. Independentemente do estilo e da duração de cada música desse disco, como "Dogs" e "Pigs", é apenas o dedo médio perfeito voltado para aqueles que não querem nada mais do que contar seus milhões, enquanto assistem as pessoas lutarem para ganhar o mínimo abaixo deles.
Para toda a música punk acontecendo ao mesmo tempo de quando o álbum "Animals" foi lançado, Gilmour pensou que essa versão do PINK FLOYD tinha mais em comum com o que estava acontecendo nas ruas, dizendo uma vez em entrevista: “Eu realmente gosto desse disco. Foi meio que, eu acho, levemente influenciado pela era punk... Se você preferir assim, o álbum punk do PINK FLOYD. Foi certamente um pouco mais agressivo do que alguns dos outros que tínhamos feito anteriormente, mas é um bom disco pra mim e eu gosto muito dele”.
Não é como se os comentários dele estivessem tão longe da realidade. Aqui, não é a sonoridade que Gilmour está se referindo, mas sim, a atitude e mensagem "punk" que o PINK FLOYD passa no álbum "Animals", coisas que poderíamos nos relacionar com algumas letras das bandas punks da época.
Comentarios