top of page

David Gilmour: o solo de uma música do Pink Floyd que o guitarrista não queria ter lançado

by Brunelson

A era do PINK FLOYD liderada por David Gilmour (vocalista/guitarrista) iria inevitavelmente divergir do som e estilo que os definiram durante a época da formação clássica do grupo.


Embora a afirmação de Roger Waters (vocalista/baixista) de que ele era o único responsável pelo sucesso deles e merecedor do nome da banda possa ser uma ideia extrema, não há como negar que o álbum "A Momentary Lapse of Reason" (13º disco, 1987) carece de um pouco da profundidade lírica e coesão sonora que Waters tinha trazido à mesa para o público - sendo o 1º álbum da banda sem Waters.


Gilmour encontraria seu groove mais efetivamente no álbum "The Division Bell" (14º disco, 1994), mas mesmo assim, canções como "Wearing The Inside Out" não capturaram a magia dos álbuns anteriores do PINK FLOYD, deixando alguns fãs e até o próprio Gilmour sentindo que algo estava faltando.


Enquanto Waters geralmente conseguia contar uma história com suas letras, os solos de Gilmour em parceria tinham tantos momentos fascinantes quanto qualquer linha vocal. Comparado a como a maioria dos guitarristas usava seus solos como veículos para mostrar seus melhores licks, o solo da guitarra em músicas como "Comfortably Numb" (11º disco, "The Wall", 1979) é uma das peças mais emocionantes que saíram de uma guitarra.


Sendo assim, os álbuns que o PINK FLOYD lançaria sem a presença de Waters e com Gilmour dirigindo-os, poderiam ter sido uma extensão desse tipo de extravagância da guitarra, mas não foi assim que Gilmour pensou sobre algumas de suas músicas lançadas no disco "The Division Bell", dentre elas, "Wearing The Inside Out".


A progressão de acordes é um golpe de gênio, mas Gilmour acredita que seu solo de guitarra soa um pouco exagerado, dizendo uma vez em entrevista: "Eu nunca gostei muito do solo da guitarra nesta canção. Todo mundo disse que tinha gostado na hora, mas eu queria abandoná-lo e fazer outra coisa, porque pensei: 'Deus, eu tenho muitos solos de guitarra de novo. Eles estão em todo o maldito disco'. Eu não acho que este solo seja tão bom, mas muitas pessoas gostam... Acho que com o passar do tempo, ele pode ter crescido um pouco em mim".


Mesmo assim, se o solo da música "Wearing The Inside Out" é considerado o fundo do poço para David Gilmour, ainda está entre alguns dos seus melhores em toda a carreira do PINK FLOYD. O solo pode tirar o que a melodia está tentando dizer, mas nunca parece atrapalhar a melodia ou algo assim. Gilmour já tinha ouvido clássicos o suficiente para saber que não deveria ultrapassar seus limites e sua performance é moderada quando precisa ser e absolutamente feroz em algumas áreas também. 


É um abraço caloroso para os fãs do PINK FLOYD das antigas. Os dias de Waters já tinham acabado há muito tempo, mas isso não significava que não houvesse algum potencial inexplorado que o resto da formação clássica ainda não tinha tomado conhecimento.


"Wearing The Inside Out"
















































































Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page