top of page
  • by Brunelson

Deep Purple: a música com as letras inspiradas no rockabilly dos anos 50


Até os grandes se baseiam fortemente em suas influências. Isso é particularmente verdadeiro para os titãs da era do rock clássico que estavam, como eles próprios admitem, profundamente enraizados no mundo do blues, do R&B e do rockabilly dos anos 50 - coisas que vieram antes deles. 


Quer se trate do LED ZEPPELIN, DEEP PURPLE ou mesmo dos BEATLES, o rock como o conhecemos hoje não seria o mesmo sem os seus principais intervenientes e se não fossem também pelos sons de formação raiz dos EUA.


Embora estejam mais comumente ligados ao gênero hard rock e um dos influenciadores do heavy metal, o DEEP PURPLE nunca teve medo de buscar inspiração nos momentos fundamentais da música. Isso foi particularmente verdadeiro em seu capítulo inicial e mais cintilante, quando a formação clássica ainda estava ativa e o guitarrista Ritchie Blackmore era uma dominante força criativa ao lado de outros grandes guitarristas contemporâneos.


E uma de suas canções mais amadas desse período se baseou fortemente em uma coleção dos mais proeminentes pioneiros do rock ‘n’ roll. A indomável música, "Speed King", foi lançada no 4º álbum de estúdio do DEEP PURPLE, "In Rock" (1970), que é consistentemente considerado um dos melhores discos de sua carreira.


Inspirando-se muito no rockabilly, o vocalista Ian Gillan do DEEP PURPLE compôs letras de músicas de artistas como Chuck Berry, Elvis Presley e Little Richard. Notavelmente, o 1º verso contém frases de canções como "Good Golly Miss Molly", "Tutti Frutti" e "Lucille". Para o 2º verso, Gillan utilizou palavras como "Hard Headed Woman" de Elvis Presley e "Some People" de Chuck Berry.


Sendo que um dos contemporâneos mais importantes do DEEP PURPLE também teve um impacto decisivo na música "Speed King". Alegadamente, esta canção surgiu de um riff de baixo de Roger Glover enquanto ele tentava emular a música "Fire" de Jimi Hendrix - o que fica claro na parte final da canção.


Inicialmente, a música "Speed King" foi chamada de "Kneel and Pray" e foi desenvolvida ao longo de vários meses como uma canção sendo apresentada nos shows, antes do grupo gravá-la para o disco "In Rock".


E para quem está se perguntando, o instrumental sem título que abre a música "Speed ​​King" se chama "Woffle".


"Speed ​​King"












Comments


Mais Recentes
Destaques
bottom of page