top of page
by Brunelson
Ritchie Blackmore do DEEP PURPLE é um ícone da guitarra.
Um dos trituradores originais, ele ajudou a levar o rock para um caminho mais visceral ao lado de nomes como Jimi Hendrix, Jimmy Page (LED ZEPPELIN) e Tony Iommi (BLACK SABBATH). Sem os seus esforços, o estilo de tocar guitarra rock e as suas ramificações mais difíceis ficariam sem alguns dos seus aspectos mais preciosos.
Ou seja, a sua forma de expressão nas seis cordas é inconfundível.
E uma vez sendo entrevistado pela revista Guitar World em 1991, ele discutiu a natureza aleatória de sua guitarra quando foi perguntado se ele prepara os seus solos com antecedência. Ele revelou que muitos dos seus maiores momentos foram flashes de momento.
Blackmore falou: “Eu nunca resolvo com antecedência as minhas faixas. Tudo o que faço geralmente é totalmente espontâneo, sabe? Se alguém me disser: 'Isso foi bom, toque de novo', eu não vou ser capaz de fazê-lo. O único solo que guardei na memória é da música 'Highway Star' do álbum 'Machine Head' do DEEP PURPLE (6º disco, 1972). Eu realmente gosto de tocar aquele semitom no meio do solo”.
Então, falando sobre a sua notável propensão em fazer música com os novos pedais de distorção para guitarra que iam surgindo, Blackmore explicou: “Eu fiquei louco com esses pedais quando conheci. Eu costumava ter pedais de 1/4 de polegada feitos para mim, porque eu continuava quebrando os meus pedais nos shows. O meu técnico de guitarra ficava olhando pra mim de forma estranha e dizia: 'O que você está fazendo com esses pedais?' Por fim, ele me deu essa gigantesca pedaleira feita de meia polegada de ferro sólido e me disse: 'Olha aqui, se você quebrar essa coisa, eu não vou mais querer saber desse trabalho!'”
Dado que Blackmore é tão individualista quando se trata de guitarra, não surpreende que os modelos que ele usa sejam particularmente especiais. Felizmente para nós, ao aparecer em 2013 com a sua esposa e colaboradora musical, Candice Night, para um vídeo enviado ao YouTube, Blackmore apresentou as suas guitarras favoritas.
O primeiro modelo que ele apresenta é a sua antiga arma de escolha, a Fender Stratocaster branca que vem com escala em rosewood e captadores pretos personalizados. Blackmore revelou que raramente toca com ela, devido a um roadie “excessivo” que mudou a configuração personalizada do braço da guitarra.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments