top of page
Buscar

Deep Purple: os riffs de guitarra que Ritchie Blackmore admitiu ter roubado

  • by Brunelson
  • há 1 dia
  • 5 min de leitura

Atualizado: há 4 horas

Ritchie Blackmore é um deus da guitarra. 


Um músico incrivelmente hábil, ele é feito do mesmo material que Jimi Hendrix e Jimmy Page (LED ZEPPELIN) sugaram, o tornando também um dos melhores guitarristas de todos os tempos. 


E quando se trata de truques nas 06 cordas, ele domina todos eles. Isso permitiu que ele se reinventasse ao longo de sua carreira, passando uma jornada esplêndida no hard rock como guitarrista do DEEP PURPLE, RAINBOW e projetos solo.


Famosamente, ele deixaria essas 02 bandas querendo uma mudança de cenário, mostrando que Blackmore é um músico que não tem medo de fazer mudanças significativas em sua vida para atingir seu objetivo final, tudo para buscar sua iluminação criativa e pulsão de vida, ao invés de querer primeiramente agradar ao público ou sua gravadora - que por si só deve lhe dar uma boa medida do seu caráter.


Não é a toa que seu trabalho recebeu aprovação de lendas da guitarra, de Brian May (QUEEN) a Eddie Van Halen.


Embora pudéssemos passar horas elogiando Blackmore por ser um dos guitarristas mais autênticos de todos os tempos, precisamos destacar uma coisa: ele nem sempre foi original. 


Blackmore, como tantos outros guitarristas antes dele, se apoiou no trabalho do passado para fornecer as bases para seus esforços criativos, como David Gilmour (vocalista/guitarrista do PINK FLOYD) disse uma vez em entrevista: "Quando você começa, você copia. Tentar ser muito original quando você é jovem possivelmente não é a melhor coisa, mas eu aprendi copiando guitarristas como Pete Seeger, Leadbelly, Jeff Beck, Eric Clapton e Jimi Hendrix". 


Então, meus queridos, se Gilmour e Blackmore podem copiar, você também pode.


Uma vez sendo entrevistado por um canal na TV, Blackmore revelou que "roubou" alguns riffs dos seus trabalhos mais amados do DEEP PURPLE de outros heróis.


Confira:


Música: "Black Night"

Álbum: "In Rock" (4º disco, 1970)


Foi uma das músicas que pegou as bases do hard rock e tornou-as mais pesadas e encarnadas. Seu solo nesta canção é primoroso e seu uso do pedal de distorção chamado dive bomb ajudou a lançar as bases para a guitarra heavy metal no futuro.


Blackmore revelou como ele conseguiu esse riff: “A música ‘Black Night’ possui um riff muito simples. Era parte de uma canção que ouvi de Ricky Nelson que a criou em 1962, acho que da música ‘Summertime’. Foi daí que tirei a ideia para esse riff, então, não foi totalmente original... Eu roubei”.


Música: "Speed King"

Álbum: "In Rock" (4º disco, 1970)


A canção "Speed ​​King" também tem sido uma das favoritas dos fãs do DEEP PURPLE.


Essa abertura estrondosa é simplesmente inigualável em sua discografia e você só pode imaginar como deve ter sido ouvi-la pela 1ª vez quando foi lançada em 1970, enquanto a execução dissonante de Blackmore perfura os alto-falantes antes que aquela linha dos teclados ligeiramente assombrosa desapareça.


Foi aqui que o DEEP PURPLE e Blackmore realmente foram estratosféricos. Sua execução na música é espantosa e transparece que Blackmore seguiu realmente as dicas do guitarrista mais famoso da época: “A música ‘Speed ​​King’ foi baseada na canção ‘Stone Free’ de Jimi Hendrix. Eu realmente gostava do material dele nessa época e tem também um pouco de outra música dele, chamada ‘Fire’. Se você vai copiar alguém, então, encontrar o trabalho do maior guitarrista de todos os tempos e torná-lo seu é provavelmente uma boa maneira de fazer isso".


Música: "Lazy"

Álbum: "Machine Head" (6º disco, 1972)


Começando com um órgão barulhento e ligeiramente torto tocado pelo mestre John Lord, Blackmore nos provoca com sua guitarra enquanto Lord fica viajando no ritmo.


Maravilhosamente, o trabalho da guitarra de Blackmore na canção tem sido há muito aclamado como um dos melhores exemplos de sua habilidade. Há sinais de Duane Allman em seu trabalho, mas foi um colaborador de Allman quem realmente inspirou essa música, Eric Clapton (guitarrista do CREAM).


Blackmore revelou: “A canção ‘Lazy’ foi inspirada por Eric Clapton. Havia uma coisa de Eric Clapton chamada… Não sei o que era, mas era assim", foi quando Blackmore tocou o riff da música "Steppin’ Out" do CREAM em sua guitarra para mostrar o que ele estava querendo dizer.


Música: "Highway Star"

Álbum: "Machine Head" (6º disco, 1972)


Um dos hinos definitivos dos anos 70, faz você querer entrar em um carro e realmente acelerar fundo pelas rodovias enquanto fuma seu "tipo" favorito de cigarro. A guitarra de Blackmore está fora de série aqui e sua levada realmente estava à frente do seu tempo.


E a pessoa que o inspirou a criar o solo dessa música (riff, não) pode surpreendê-lo.


Blackmore explicou, brincando (ou não) com o entrevistador: “Nós criamos esta canção na Suíça e a parte do meio dela era para parecer como arpejos de música clássica. É como uma peça de Mozart, sabe? Fiquei impressionado com Mozart naquela época. Eu o conhecia muito bem e ele não estava nada bem quando o conheci, porque ele não parecia cheio de vida”.


O guitarrista do DEEP PURPLE finalizou: “Na verdade, acho que ele estava morto, mas ninguém podia dizer isso a ele, porque isso o deixaria chateado. Mas foi daí que veio a parte do meio desta canção. O resto era apenas uma música de rock direta e Ian Gillan (vocalista) fez um excelente trabalho nos vocais com seus gritos... Ele ainda conseguia cantar naquele momento”.


Música: "Space Truckin'"

Álbum: "Machine Head" (6º disco, 1972)


Fica um adendo para a canção "Space Truckin'", que Blackmore disse conforme DVD oficial que fala sobre esse disco, "Classic Albums", que o riff dessa música ele tirou da música tema do Batman.















תגובות


Mais Recentes
Destaques
bottom of page