top of page
by Brunelson

Deep Purple: qual a música inspirada no tema do Batman?


De todos os progenitores do heavy metal, uma boa parte dos fãs acredita que o DEEP PURPLE pode estar uma vírgula a mais em relação aos seus contemporâneos nesse requisito.

Por mais que o LED ZEPPELIN pudesse ter o peso do baterista John Bonham e o BLACK SABBATH tivesse os riffs cavernosos do guitarrista Tony Iommi, a influência do DEEP PURPLE no mundo do jazz e da música clássica deu a eles a grande chance de improvisar jam sessions diferentes em cada show que faziam.

E para uma banda tão técnica, havia uma regra que eles queriam seguir quando foram gravar o clássico álbum "Machine Head" (6º disco, 1972): simplicidade.

Depois de se tornar um dos maiores nomes do hard rock com o álbum "In Rock" (4º disco, 1970) e ficar mais funk rock no álbum "Fireball" (5º disco, 1971), a necessidade de mirar mais alto começou a alcançá-los com a sua nova formação (a clássica) que contava agora com o vocalista Ian Gillan e o baixista Roger Glover desde a gravação do álbum "In Rock".





Embora a banda pudesse ter uma equipe de compositores liderando a carga, o guitarrista Ritchie Blackmore ainda era o mestre dos riffs, fazendo algumas das músicas mais básicas soarem gigantescas, como "Smoke on The Water".


Uma vez que a banda começou a gravar o disco "Machine Head" usando o estúdio móvel dos ROLLING STONES, a maioria das guitarras de Blackmore eram diretas, como a parte do verso na canção "Pictures of Home", onde ele permanece em linhas de blues de 12 compassos abaixo da melodia vocal. E mesmo que Blackmore tenha tido a oportunidade de se alongar durante as seções de solo durante os shows, tinha uma música em particular e também lançada no disco "Machine Head" que era muito simples para os seus padrões.

Em vez de se inspirar em compositores de música clássica como Bach, Blackmore relembrou um dos seriados que ele assistia na época, dizendo em entrevista no DVD "Classic Albums": “Naquela época, tinha um seriado da TV chamado 'Batman' e eu achava que a música tema era tão simétrica. A nossa canção, 'Space Truckin', começou originalmente como um exercício de dedo que eu usava para tocar com o polegar".


Muito parecido com o tema do seriado de TV, o riff principal da música "Space Truckin'" é focado em uma figura cromática descendente, soando como se o ouvinte estivesse descendo uma montanha-russa sônica enquanto ouve. Mesmo quando ele tinha os blocos de construção para a canção, Blackmore ainda estava nervoso para apresentá-la ao vocalista Ian Gillan por causa de quão rudimentar ela era.

Depois de chamá-lo de lado durante uma sessão de gravação, Gillan aceitou imediatamente, mesmo quando Blackmore o questionou por ser muito simples. Independentemente de quão fácil fosse tocar, o principal impulsionador da música veio do tecladista Jon Lord, que alimentou o seu órgão através de uma pilha de amplificadores de caixas da Marshall, levando muitas pessoas a pensar que a música começa com uma linha de guitarra distorcida em vez de um órgão.

As letras de Gillan também eram mais sarcásticas do que o normal. Tomando emprestada uma página do mesmo tema da canção que abre esse álbum, "Highway Star", a música "Space Truckin'" era um conto fictício sobre Gillan abrindo caminho através do cosmos e galáxias, o que fez a analogia perfeita para um músico viajante saindo na estrada pedindo carona para ver onde o mundo o levaria.

Embora esta simplicidade tenha sido fundamental para o sucesso do disco "Machine Head", a formação clássica do DEEP PURPLE não era para durar muito, com Gillan e Glover saindo após mais 01 álbum gravando juntos em 1973, "Who Do We Think We Are" (7º disco), antes de trazer o baixista Glenn Hughes e o vocalista David Coverdale para substituí-los em outro álbum clássico e espetacular do grupo, "Burn" (8º disco, 1974).

Mergulhado num prisma sonoro, uma das belezas por trás da canção "Space Truckin'" é a quantidade de contenção que o guitarrista Ritchie Blackmore coloca em sua execução.






"Space Truckin'"


Comentários


Mais Recentes
Destaques
bottom of page