top of page
by Brunelson
De todos os progenitores do heavy metal, uma boa parte dos fãs acredita que o DEEP PURPLE pode estar uma vírgula a mais em relação aos seus contemporâneos nesse requisito.
Por mais que o LED ZEPPELIN pudesse ter o peso do baterista John Bonham e o BLACK SABBATH tivesse os riffs cavernosos do guitarrista Tony Iommi, a influência do DEEP PURPLE no mundo do jazz e da música clássica deu a eles a grande chance de improvisar jam sessions diferentes em cada show que faziam.
E para uma banda tão técnica, havia uma regra que eles queriam seguir quando foram gravar o clássico álbum "Machine Head" (6º disco, 1972): simplicidade.
Uma vez que a banda começou a gravar o disco "Machine Head" usando o estúdio móvel dos ROLLING STONES, a maioria das guitarras de Blackmore eram diretas, como a parte do verso na canção "Pictures of Home", onde ele permanece em linhas de blues de 12 compassos abaixo da melodia vocal. E mesmo que Blackmore tenha tido a oportunidade de se alongar durante as seções de solo durante os shows, tinha uma música em particular e também lançada no disco "Machine Head" que era muito simples para os seus padrões.
Muito parecido com o tema do seriado de TV, o riff principal da música "Space Truckin'" é focado em uma figura cromática descendente, soando como se o ouvinte estivesse descendo uma montanha-russa sônica enquanto ouve. Mesmo quando ele tinha os blocos de construção para a canção, Blackmore ainda estava nervoso para apresentá-la ao vocalista Ian Gillan por causa de quão rudimentar ela era.
Depois de chamá-lo de lado durante uma sessão de gravação, Gillan aceitou imediatamente, mesmo quando Blackmore o questionou por ser muito simples. Independentemente de quão fácil fosse tocar, o principal impulsionador da música veio do tecladista Jon Lord, que alimentou o seu órgão através de uma pilha de amplificadores de caixas da Marshall, levando muitas pessoas a pensar que a música começa com uma linha de guitarra distorcida em vez de um órgão.
As letras de Gillan também eram mais sarcásticas do que o normal. Tomando emprestada uma página do mesmo tema da canção que abre esse álbum, "Highway Star", a música "Space Truckin'" era um conto fictício sobre Gillan abrindo caminho através do cosmos e galáxias, o que fez a analogia perfeita para um músico viajante saindo na estrada pedindo carona para ver onde o mundo o levaria.
Embora esta simplicidade tenha sido fundamental para o sucesso do disco "Machine Head", a formação clássica do DEEP PURPLE não era para durar muito, com Gillan e Glover saindo após mais 01 álbum gravando juntos em 1973, "Who Do We Think We Are" (7º disco), antes de trazer o baixista Glenn Hughes e o vocalista David Coverdale para substituí-los em outro álbum clássico e espetacular do grupo, "Burn" (8º disco, 1974).
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comentários