top of page
by Brunelson
Além do seu single sísmico da música "Creep", o álbum de estreia do RADIOHEAD, "Pablo Honey" (1993), é frequentemente esquecido sob o peso e fascínio dos lançamentos subsequentes da banda.
O grupo americano de rock alternativo, DINOSAUR JR, também estava entre as bandas nas quais o RADIOHEAD baseou as suas primeiras texturas de guitarra. Na verdade, como fãs particularmente entusiasmados do PIXIES e DINOSAUR JR, o RADIOHEAD chamou os produtores Sean Slade e Paul Kolderie, que já haviam trabalhado com ambas as bandas, para que gravassem o seu disco de estreia em 1993.
Os produtores trabalharam com o DINOSAUR JR em seu aclamado álbum de 1988, "Bug" (3º disco), e trouxeram uma abordagem sonora semelhante ao disco "Pablo Honey": “Paul Kolderie e Sean Slade produziram a música 'Creep' do RADIOHEAD depois de termos gravado o disco 'Bug'”, disse o frontman do DINOSAUR JR, J Mascis, em entrevista ao site Louder Sound em 2016. “Eu me lembro de ouvir pela 1ª vez a canção 'Creep' quando foi lançada e pensar que eles tinham aprendido alguma coisa da sessão de gravação do DINOSAUR JR”.
Ed O'Brien, um dos guitarristas do RADIOHEAD, até chegou a admitir essa afirmação, refletindo mais tarde durante uma entrevista para a revista Select em 1999: “Deus proíba que alguém nos julgue sobre o disco 'Pablo Honey', porque estávamos muito comprometidos com o DINOSAUR JR e o PIXIES até os olhos naquela época, escutando muito dos seus álbuns”.
Embora o RADIOHEAD estivesse claramente em dívida com o DINOSAUR JR pelo seu disco de estreia, o que vai, às vezes volta.
Quando o grupo havia lançado o álbum "The Bends" em 1995, J Mascis estava entre muitos que acharam esse disco uma audição particularmente inspiradora.
Numa entrevista em 2015 para o site Stereogum, J Mascis foi solicitado a escolher a sua música preferida do RADIOHEAD, sendo que ele escolheu a canção "Black Star", lançada no disco "The Bends". Ele aproveitou e se lembrou de quando escutou esse álbum pela 1ª vez, dizendo também que é o seu favorito do RADIOHEAD.
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments