Eddie Vedder: a música do Pearl Jam que ele "roubou" do The Who
by Brunelson
há 4 dias
Pouco depois do NIRVANA ajudar a liderar a cena grunge de Seattle com seu álbum de estreia em 1989, "Bleach", o PEARL JAM lançaria seu disco de estreia somente em 1991, "Ten".
E com o 2º álbum do NIRVANA, "Nevermind" (1991), sendo lançado 01 mês depois desse disco do PEARL JAM, o álbum do NIRVANA rapidamente se tornou um best-seller da história do rock, ajudando todas as outras bandas de Seattle a saírem do bueiro indo direto para os holofotes. Todos eles se tornaram ícones grunge e cada um singular com suas próprias características.
Porém, PEARL JAM sempre obteve uma carreira ininterrupta e continua a fazer sucesso lotando estádios e arenas décadas após a cena grunge ter estourado, e ainda recebendo milhares de fãs em seus shows esgotados. Desde 1991, eles já lançaram 12 álbuns de estúdio e ganhando seu status de lendas do rock alternativo.
Assim como todo artista, tudo o que ele faz e cria vem de uma influência e inspiração das antigas, e para o PEARL JAM, seu som é enraizado em uma gama diversificada de bandas, como por exemplo, LED ZEPPELIN e THE WHO.
Escrevendo uma vez um artigo para a revista Rolling Stone, o vocalista do PEARL JAM, Eddie Vedder, afirmou: “Eles do THE WHO perguntaram: ‘Quais eram os limites do rock & roll? O poder da música poderia realmente mudar a maneira como você se sente?’ Pete Townshend (guitarrista) exigiu que houvesse valor espiritual na música. Eles eram uma banda incrível cujo principal compositor estava em busca de razão e harmonia em sua vida. Ele compartilhou essa jornada com o ouvinte, tornando-se uma inspiração para outros buscarem seu próprio caminho”.
Ele também acrescentou corajosamente: “Presunçosamente, falo por todos os fãs do THE WHO quando digo que ser fã do THE WHO enriqueceu incalculavelmente a minha vida. O que me perturba sobre o THE WHO é a maneira como eles arrombaram todas as portas do rock & roll, deixando escombros e não muito mais para o resto de nós reivindicarmos... Muito possivelmente, a maior banda ao vivo de todos os tempos”.
Portanto, não é de se surpreender que Vedder tenha olhado para o grupo como uma fonte significativa de inspiração. Vedder era um grande fã do THE WHO quando adolescente quando ele ouviu pela 1ª vez a música "Blue Red and Grey" que é tocada com o ukulele: “Sim, ouvir esta canção quando eu tinha, talvez, uns 13 anos de idade, legitimou esse instrumento. Era apenas uma bela peça musical”, ele disse à revista Rolling Stone.
Sendo assim, quando Vedder estava escrevendo algumas músicas para o álbum "Binaural" do PEARL JAM (6º disco, 2000), ele se inspirou nessa música do THE WHO ao criar a canção "Soon Forget".
Vedder finalizou, falando sobre a música "Soon Forget": “Os acordes abertos são descaradamente a música ‘Blue Red and Grey’ do THE WHO. Depois disso, senti que quase tive que fazer um outro lote inteiro de músicas novas para compensar o fato de que aquela foi 30 segundos de plágio. Agradeci Pete Townshend profusamente, mas provavelmente deveria enviar-lhe algum dinheiro ou um belo ukulele. Acho que devo isso a ele nesse momento”.
No encarte do álbum "Binaural", Vedder deixou escrito nas letras da música "Soon Forget": "Thanks, p. t.".
Comentarios