top of page
by Brunelson
Ele lançou 24 álbuns de estúdio, 14 discos ao vivo e 06 álbuns de trilha sonora como artista solo, sem nem mesmo incluir os seus lançamentos com as bandas THE YARDBIRDS e CREAM.
Embora não estejamos acostumados a acreditar em tudo o que lemos, nesta ocasião vamos tomar como certo que Clapton é algum tipo de divindade da guitarra enviada do céu. Basta olhar para trás em seu currículo para ver algumas habilidades divinas e seu trabalho em vários atos diferentes, como no CREAM, BLIND FAITH e na sua própria carreira solo, provando repetidamente que é um fato inegável de ser um dos maiores guitarristas que já caminhou sobre a terra.
Clapton pode tocar blues, música popular chiclete ensolarada, rock psicodélico e está equipado para cobrir tudo o que está entre estes mundos - o que ele já fez. Há tanto para digerir da produção de Clapton ao longo do último meio século e muito mais, que pode ser um tanto opressor, afinal, este é o homem que surpreendeu Jimmy Page do LED ZEPPELIN quando o viu pela primeira vez ao vivo em ação.
“Neste dia de 1965, fui ver John Mayall & The Bluesbreakers no Pontiac Club, em Putney, Londres”, disse Jimmy Page uma vez em postagem na sua rede social. “Mostrou a magnífica maestria de Eric Clapton na guitarra de blues”, acrescentou. “Eric veio ficar em minha casa naquela noite, enquanto eu contava a ele sobre as gravações e o som da guitarra que eu estava obtendo do meu gravador e tocávamos juntos”, lembrou Page.
Se você sempre quis começar a escutar, mas simplesmente não sabia por onde começar, resolvemos fazer este guia para iniciantes de 06 músicas para conhecer o mundo sonoro de Eric Clapton:
Música: "Sunshine of Your Love" (1967)
Os 02 anos que Clapton passou com o CREAM foram sem dúvida uns dos mais frutíferos de sua carreira, apresentando aquela química junto com Jack Bruce e Ginger Baker quase fraterna. A canção "Sunshine of Your Love" não pode ficar de fora de qualquer lista para a qual ela se qualifica, sendo um verdadeiro clássico genuíno.
Música: "White Room" (1968)
CREAM esteve em atividade por apenas 02 anos, mas o que esse power trio conquistou naquela época ficou marcado na história do rock. Esta música tem sido frequentemente elogiada como uma das melhores da década de 60 e o poder que Clapton tinha na guitarra, Ginger Baker na bateria e Jack Bruce no baixo, geravam um forte impacto em sua estrutura minimalista.
Em 1968, realmente não havia muitos guitarristas mais respeitados do que Eric Clapton - excluindo as formas óbvias de Jimmy Page e Jimi Hendrix - onde ele entrega uma versão escaldante para esta música.
Música: "Layla" (1970)
Após o fim do CREAM, o próximo passo para Eric Clapton foi formar um novo grupo chamado Derek & The Dominos. Eles podem ter lançado apenas 01 álbum durante o seu tempo, mas nesse disco foi lançada a canção "Layla".
Mais Recentes
Destaques
bottom of page
Comments