Flea: a música do Red Hot Chili Peppers que ele teve dificuldade em criar a linha de baixo
Não parece existir muitas músicas que não estejam fora da área de especialização de Flea, o baixista do RED HOT CHILI PEPPERS.
Por mais que ele transforme o funk rock em ciência sempre que se apresenta com sua banda, seu tempo em projetos paralelos como músico de estúdio para artistas como Johnny Cash e Thom Yorke (vocalista do RADIOHEAD), é prova suficiente de que ele conhece seu caminho quando está empunhando seu baixo seja onde for.
E como é sabido por todos, existem obstáculos ao longo do caminho para qualquer músico e Flea escreveu uma linha de baixo que ele mal conseguia tocar corretamente quando foram gravar um álbum de estúdio do RED HOT CHILI PEPPERS.
Antes, durante sua infância e adolescência, mais parecia que Flea iria se tornar um músico de jazz. O baixo pode ter sido seu instrumento preferido, mas ficar preso ao trompete teve suas vantagens no aprendizado em seus primórdios na teoria musical - especialmente quando ele o usou ao subir no palco junto com o NIRVANA para o solo da música "Smells Like Teen Spirit" no Hollywood Rock Festival em São Paulo e Rio de Janeiro naquele janeiro de 1993.
Depois, ao pegar o baixo em mãos, ele reagiu naturalmente como um peixe na água serpenteando qualquer tipo de música que pudesse ouvir. Como ele tinha a capacidade de criar alguns dos grooves mais funk rock de todos os tempos, o fato de ter decidido montar uma banda com o vocalista Anthony Kiedis foi o tipo de ideia que poderia funcionar.
O resto da história todos já sabem e depois que o grupo ficou sóbrio e superaram seus conflitos internos no final dos anos 90 e sendo até hoje uma das maiores bandas de rock de todos os tempos, o álbum "By The Way" (8º disco, 2002) foi o equivalente musical de um raio de sol, misturando seu lado melódico com uma abordagem de produção do tipo BEACH BOYS. Isso significava muitas técnicas diferentes e Flea ficou confuso quando a música "Cabron" foi colocada na frente dele.
Como a canção inteira tem um padrão de dedilhado levemente no estilo flamenco, a parte original do baixo que Flea usou não combinou muito com a música, segundo ele próprio uma vez em entrevista: “Esta canção foi um pouco frustrante pra mim, porque demorei um pouco para encontrar a linha de baixo certa para ela. Basicamente eu tinha uma linha de baixo para ela que adorava, mas ninguém da banda tinha gostado, então, John Frusciante (guitarrista) me disse: ‘Use um capotraste, vai soar completamente diferente’”.
Frusciante já estava usando um capotraste para dar à sua guitarra um som mais estridente, com isso, colocar o baixo também em uma gravação mais alta (aguda) faz com que ele realmente seja trabalhado na hora da mixagem. Em vez dos baixos habituais pelos quais Flea é conhecido, ele gravou a música "Cabron" tocando em um baixo da marca Hofner, que é mais associado ao baixo retrô de Paul McCartney.
Na verdade, esse tipo de movimento artístico prova o que pode ser feito quando todos deixam suas zonas de conforto de lado. Flea poderia facilmente ter afirmado seu poder como o monstro musical que ele é no baixo e sendo um dos membros fundadores do RED HOT CHILI PEPPERS ao lado de Kieds, mas quando você escuta mais do que fala, é possível filtrar a sabedoria no meio das opiniões e com isso você só tende a buscar a pulsão de vida para si e satisfazer a todos.
Comments