Flea: escolhendo sua linha de baixo preferida do Led Zeppelin
LED ZEPPELIN é uma banda de rock clássico, possuindo um alcance atemporal com sua música e influenciando pessoas e músicos de todos os gêneros, seja no metal, grunge ou até mesmo no rap (samplers do BEASTIE BOYS).
Foi uma roupa dinâmica que cumpriu a promessa da década de 60 ao tornar a música mais expansiva do que nunca, através do seu arco fascinante que assumiu muitas reviravoltas artísticas.
E uma figura que eles impactaram significativamente em sua jornada foi o baixista do RED HOT CHILI PEPPERS, Flea.
A princípio pode parecer estranho que Flea seja um grande fã, afinal, ele emergiu da cena punk rock de Los Angeles na década de 80, um movimento espiritual e musicalmente em desacordo com leviatãs do hard rock como o LED ZEPPELIN. Essa questão seguiria a 1ª onda do punk rock, tendo explicitamente esses atos em sua mira por supostamente representarem o pior dos excessos musicais.
No entanto, há uma conexão aqui.
LED ZEPPELIN contava com um dos melhores baixistas de todos os tempos, John Paul Jones, e ele trouxe o funk rock tangível para algumas músicas da banda. Ele e o baterista John Bonham formaram uma seção rítmica retumbante que lastreou o trabalho do guitarrista Jimmy Page e do vocalista Robert Plant. Eles travaram muitos momentos de brilho, sendo que um dos mais potentes é a canção "Ramble On", lançada no 2º álbum de estúdio, "Led Zeppelin II" (1969).
Uma performance repleta de pura verve técnica e inovação cerebral, não há dúvida de que é uma das melhores linhas de baixo de Jones, e para Flea, é a sua preferida do LED ZEPPELIN. Ele revelou isso em 2023 na sua rede social, ao nomear suas 03 linhas de baixo definitivas. Aproveitando, ele também escolheu as canções “Flashlight” do PARLIAMENT e “Journey in Satchidananda” de Alice Coltrane.
Esta pequena lista dá uma ideia esclarecedora da mente de um dos baixistas mais influentes dos últimos 30 anos, e não é de admirar que, para o seu lado mais rock, Flea considere a música "Ramble On" o auge dessa área, pois John Paul Jones foi um dos primeiros a fundir o gênero rock com o funk rock, o que seria a receita básica do RED HOT CHILI PEPPERS.
Comments