top of page
by Brunelson

Foo Fighters: a música que faz Pat Smear lembrar de Kurt Cobain e que também inspirou as letras


Embora Dave Grohl, eterno baterista do NIRVANA, possa liderar o FOO FIGHTERS como vocalista e guitarrista, sua formação de banda inclui outro músico que também teve um papel que ficará marcado na história do rock por ter feito parte do NIRVANA: o guitarrista Pat Smear.

Smear fez seu nome como guitarrista e um dos membros fundadores da banda punk rock de Los Angeles amplamente influente formada em 1977, THE GERMS, para que em 1993 ele fosse contratado para ser o 4º membro do NIRVANA.

Falando sobre seu amigo próximo, Grohl explicou no documentário do FOO FIGHTERS, "Back and Forth" (2011): “Pat Smear pertence a uma lendária banda de punk rock chamada THE GERMS, a qual todos nós crescemos ouvindo. Não havia ninguém mais durão do que o THE GERMS na cena e eles não davam a mínima pra ninguém”.

Embora Smear tenha estado no NIRVANA por somente 08 meses desde 1993 até o seu final em abril de 1994, ele fez parte de alguns dos momentos mais icônicos do grupo, incluindo as apresentações no programa de auditório da TV americana, o Saturday Night Live, e no acústico da MTV, além de ter feito toda a turnê americana com a banda divulgando o álbum "In Utero" (4º e último trabalho de estúdio, 1993) e da turnê interrompida pela Europa em fevereiro e março de 1994.

Isso significava que Smear estava na banda quando eles eram os maiores do mundo e viu o seu lendário frontman, Kurt Cobain, no fim de sua vida, quando a fama, as drogas e os problemas de saúde mental começavam a cobrar seu preço.

“No último ano do NIRVANA, tornou-se muito mais divertido estar na banda por causa da entrada de Pat Smear no grupo”, explicou Grohl em outra entrevista, agora para o radialista Howard Stern em 2021. Durante essa mesma entrevista, Smear complementou: “De imediato foi estranho, mas então, as coisas foram se encaixando bem rápido”.

Dado que Dave Grohl e Pat Smear são grandes amigos e possuem uma história em comum antes de estarem juntos novamente com o FOO FIGHTERS, faz sentido que algumas lembranças da era do NIRVANA fossem refletir na sonoridade ou em algumas letras das músicas do FOO FIGHTERS.

E de acordo com Smear, a canção hit do FOO FIGHTERS, "Walk" (7º disco, "Wasting Light", 2011), se destaca porque o faz lembrar de Kurt Cobain.

Ele disse uma vez para a revista Rolling Stone em 2011: “Todas as noites nos shows, quando Dave canta a frase na música 'Walk': ‘Eu nunca quero morrer’, eu olho para ele todas as vezes ali no palco e penso em Kurt Cobain. Porque Kurt disse em sua música: ‘Eu me odeio e quero morrer’ (citando a canção lado-b do NIRVANA, 'I Hate Myself and I Want to Die'), e essa é a oposição entre eles, sendo que eu adoro estar com os amantes da vida”.

Na mesma entrevista, Grohl revelou que Cobain inspirou sim as letras da música "Walk": “Este sentimento veio a mim logo no dia seguinte à morte de Kurt. Acordar naquela manhã e perceber: ‘Ah, merda, ele não está mais aqui. Eu acordo de manhã e ele não vai mais acordar. Estou fazendo uma xícara de café e ele não. Vou ligar o rádio e ele não...’ Sabe, isso foi uma grande revelação pra mim”.

Grohl finalizou: “Acho que também em certos momentos na vida você sente que está preso em alguma crise, onde imagina que não haverá saída. Na verdade, se você se atrever a considerar essa crise como um ponto em seu radar, acho que será mais fácil de superá-la. E sim, quando escrevi as letras da canção 'Walk', eu pensei: ‘Não quero que ninguém tenha aquela sensação que tive naquela manhã depois da morte de Kurt Cobain’”.


"Walk"







































Comentarios


Mais Recentes
Destaques
bottom of page