Foo Fighters: a música da banda que ninguém queria gravar, só Dave Grohl
Sempre que você está no estúdio, é uma questão de trabalhar com o que você tem.
Ninguém pode afirmar que está inspirado o tempo todo e há sempre aqueles experimentos feitos no local de ensaio que, ou desencadeiam essa inspiração ou se tornam um pouco de confusão sobre o que de alguma forma acaba sendo lançado no disco.
E embora Dave Grohl estivesse trabalhando duro e sendo cobrado por isso pelo seu produtor quando estavam gravando o 2º álbum de estúdio do FOO FIGHTERS, "The Colour and The Shape" (1997), ele admitiu que ninguém na banda queria gravar uma das músicas que foi lançada no disco.
Por outro lado, qualquer um que fosse contra a sensibilidade de Grohl nos primeiros dias do FOO FIGHTERS provavelmente receberia uma conversa em particular depois do fato. Como Grohl tocou todos os instrumentos no disco homônimo de estreia da banda de 1995, ele também seria quem ditaria tudo o que precisasse, escrevendo todas as músicas e deixando que o resto do grupo pudesse arranjá-las um pouco.
Dado que Grohl estava passando por um rompimento conjugal pesado na época de gravação desse 2º álbum, liricamente esse também é um dos discos mais íntimos que Grohl já gravou com o FOO FIGHTERS. Em um momento ele está falando sobre não querer ser influenciado por sua antiga paixão na canção "Monkey Wrench" e no próximo ele estará relembrando os bons momentos que eles tiveram na música "Everlong".
Mesmo assim, sonoramente o grupo ainda está alegre como sempre e Grohl finalmente sentiu vontade de tocar com um violão enquanto trabalhavam em outra canção lançada nesse disco, "See You". Mesmo que a música possa ser contagiante o suficiente e forneça um bom ponto intermediário ao longo do álbum quando o escutamos na íntegra, Grohl lembrou que ninguém na banda queria grava-la na época.
Falando uma vez sobre as músicas desse 2º disco, Grohl disse que foi o único do grupo que realmente queria gravar a canção "See You", dizendo: “É apenas mais uma música popular. Foi a única canção que ninguém da banda queria lançar no disco, mas era a minha música preferida e acho que a única razão pela qual acabou sendo lançada no álbum foi porque eu refiz a faixa da bateria para fazê-la soar como a canção ‘Crazy Little Thing Called Love’ do QUEEN”.
Se você sabe alguma coisa sobre o desenvolvimento e história que envolve esse disco, o fato de Grohl ter refeito a faixa da bateria fez soar alguns alarmes no relacionamento interno do grupo. Mesmo que o FOO FIGHTERS tivesse o baterista William Goldsmith, Grohl via ele mais como um baterista adequado para os shows e turnês, pois não estava gostando de sua forma de tocar bateria no estúdio nas sessões de gravação. Portanto, em um período de folga durante as gravações, Grohl foi ao estúdio e começou a regravar praticamente todas as faixas de bateria que foram gravadas por Goldsmith, quando a notícia vazou e gerou o desconforto que fez seu baterista sair da banda.
Voltando ao assunto, a música "See You" é uma brincadeira alegre e decente, mesmo que a música seja um pouco boba se for realmente sobre a mesma amante que ele falou sobre deixar para trás na canção "Monkey Wrench". A música "See You" não é tocada nos shows da banda, mas devido ao momento oportuno, foi incluída na turnê acústica do FOO FIGHTERS de 2006.
Comentários