Foo Fighters: a música "Resolve" também é sobre Kurt Cobain?
by Brunelson
há 3 dias
Não há muitas bandas de rock genuinamente famosas no mundo, mas o FOO FIGHTERS sem dúvida está entre as últimas.
Surgindo das cinzas do NIRVANA, sabemos que algumas músicas do FOO FIGHTERS fazem menção ou são sobre Kurt Cobain. Dentre algumas que já foram admitidas em entrevistas perdidas ao longo da história e outras que são dedutivamente válidas do ponto de vista de um fã, será que existem tantas outras enterradas sob esta superfície e que nem desconfiamos?
Em 2005, para comemorar os 10 anos de carreira do FOO FIGHTERS, o grupo lançaria um álbum duplo, "In Your Honor" (5º disco), e dentro de um álbum que nos apresentou lindas músicas acústicas e um dos maiores hits da banda e da história do rock'n roll, a canção "Best of You" (supostamente também fazendo referências a Cobain), existe uma música que até chegou a ser lançada como um dos singles do disco, fizeram um videoclipe para ela, mas que logo cairia no esquecimento e seria extinta dos shows.
Estamos falando da canção "Resolve".
Essa música estaria repleta de referências aparentes a Cobain e ao NIRVANA, com Dave Grohl parecendo confrontar de frente seu passado e concedendo paz consigo próprio.
Começando pelo refrão, onde Grohl afirma explicitamente que determinação é o que ele precisa, o que ele obviamente exigiu de grandes quantidades para navegar em tal tragédia após a morte de Cobain em 1994 e que decretou o fim do NIRVANA, sem contar aquele período de luto que Grohl passou, onde ele já disse em entrevistas que quase desistiu da música nesse período.
O exemplo mais claro parece ser no verso onde Grohl canta: "Balançando nos lustres", que Cobain pode ser visto fazendo no icônico clipe da canção "Come as You Are" do NIRVANA. Em outro lugar, a discussão sobre “em outra vida” aponta para o longo tempo que se passou desde que Cobain morreu, com outros momentos como “olhando para trás para achar meu caminho / nunca pareceu tão difícil" e “ontem está enterrado” sugerindo fortemente que Grohl estava se conformando com seu passado e curando sintomas para sua pulsão de vida.
É claro que se essa música foi realmente escrita com Cobain em mente, não foi feita com raiva ou negação, mas por puro respeito ao seu amigo caído: “Eu nunca mudaria nada / mesmo se pudesse”, Grohl canta claramente agradecendo a Cobain pelas oportunidades que ele lhe deu para seguir seu sonho como músico e todas as ótimas memórias que eles compartilharam juntos, tipificadas pelo verso “todas as músicas que costumávamos cantar, tudo foi bom”.
Obviamente que acompanhando as letras escutando a canção junto, dá mais sentido ao que estamos tentando dizer aqui, que foi explanada de forma fragmentada e comprimida.
Embora Grohl nunca tenha confirmado explicitamente se a música "Resolve" é sobre Kurt Cobain, as evidências falam por si só. Por essa razão, ela continua sendo liricamente uma das músicas mais profundas do FOO FIGHTERS, mesmo que já tenham se passado quase 20 anos desde seu lançamento e que nunca mais foi tocada nos shows desde então.
Comentarios