top of page
  • by Brunelson

Foo Fighters: o videoclipe da banda que foi banido pela MTV em seu lançamento


Antes do YouTube se tornar o lar indiscutível dos videoclipes, os artistas precisavam manter a MTV satisfeita e seguir suas regras, mas em uma ocasião, o FOO FIGHTERS fez com que a rede de televisão proibisse a reprodução do novo clipe da banda.


Em 2003, FOO FIGHTERS e o ator Jack Black estavam no topo de suas respectivas áreas. Dave Grohl já havia unido forças com Black para o icônico videoclipe da música "Learn To Fly" em 1999, porém, a 2ª colaboração entre eles não correspondeu às mesmas expectativas.


A dupla reuniu suas mentes únicas para criar um vídeo para a música "Low", que foi selecionado como o 3º single do álbum "One by One" (4º disco, 2002). Inicialmente, Black foi definido para ser a única pessoa a aparecer nas filmagens em visuais diferentes, mas o diretor do clipe teve outras ideias e convenceu Grohl a participar também.


No vídeo, a dupla interpreta caricaturas exageradas de caipiras, no entanto, a história toma um rumo inesperado quando eles ficam embriagados em um quarto de motel. Aqui, os dois personagens se travestem e se filmam com uma filmadora portátil enquanto seus comportamentos se tornam cada vez mais bêbados e debochados.


Durante uma entrevista para a revista New Music Express em 2003, o guitarrista da banda, Chris Shiflett, havia dito sobre o vídeo da música "Low": “É Dave Grohl e Jack Black sendo incrivelmente 'incompletos'. É pornografia de lixo branco. Dave é um grande homem por permitir que o mundo o veja dessa forma e é um lado de Dave Grohl que você nunca viu antes!”


Com o disco "One By One" estourando em vendas e consolidando os 02 novos hits do grupo, as músicas "All My Life" e "Times Like These", FOO FIGHTERS não precisava que seu 3º single fosse um sucesso comercial, portanto, eles se permitiram se divertir com as filmagens, mas o resultado final foi considerado inaceitável para transmissão pela MTV.


Ao descrever a canção "Low", Grohl disse nessa mesma entrevista que era: “O tipo de música que você reza para que seja um single. É aquela que todo mundo da banda gosta, mas não tem como lança-la como single porque é muito estranha”. Pensando nisso, Grohl e Black fizeram o possível para igualar o absurdo ao gravarem o vídeo para ela, uma tarefa que assumiram com desenvoltura.


Grohl finalizou: “Isso que editamos muitas coisas daquele vídeo, sabe? Cocaína simulada, um enorme vibrador preto que colamos na parede e batemos nele, fumamos um baseado e o diretor do clipe fez um filme pornô falso que passa na televisão atrás de nós. Totalmente engraçado, mas totalmente falso... Essa é uma das razões pelas quais não foi mostrado na MTV. Tentamos 'limpa-lo' o suficiente, mas mesmo a versão editada não conseguiu chegar à MTV”.


Confira o videoclipe da música "Low" do FOO FIGHTERS:














































Mais Recentes
Destaques
bottom of page